O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta de Twitter, nesta quarta-feira (13), para insistir em sua postura de usar a pandemia do novo coronavírus para atacar politicamente a China.
Segundo a mensagem do magnata, “como eu já venho dizendo há muito tempo, negociar com a China é algo que custa muito caro. Nós acabávamos de fazer um grande acordo comercial, a assinatura ainda nem havia secado e, de repente, o mundo estava sendo golpeado pela peste que veio da China. Cerca de 100 acordos comerciais não teriam feito diferença – e todas aquelas vidas inocentes perdidas!”.
As I have said for a long time, dealing with China is a very expensive thing to do. We just made a great Trade Deal, the ink was barely dry, and the World was hit by the Plague from China. 100 Trade Deals wouldn’t make up the difference - and all those innocent lives lost!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) May 13, 2020
Na terça, um grupo de senadores republicanos apresentou um projeto de lei que permitiria a Trump, impor sanções econômicas à China, caso considere que este país não está colaborando com as investigações sobre a origem do novo coronavírus.
Na atualidade, a China é o maior rival geopolítico dos Estados Unidos. O gigante asiático ameaça superar os norte-americanos como maior economia do planeta até o ano de 2030 – projeção com a qual concordam muitas consultoras do mercado financeiro. Por essa razão, o governo estadunidense vem aumentando sua hostilidade contra os orientais nos últimos anos.
Por sua parte, o Ministério de Relações Exteriores da China difundiu um comunicado, no sábado (9), afirmando que considera o discurso dos Estados Unidos “uma perseguição baseada em acusações absurdas”, e lembro que a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resolução recente, garantiu que a origem do vírus é natural.