Um grupo de senadores republicanos apresentou nesta terça-feira (12) um projeto de lei que permitiria ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor sanções econômicas à China, caso considere que este país não está colaborando com as investigações sobre a origem do novo coronavírus.
O projeto se chama Lei de Responsabilidade Covid-19, e foi apresentado pelo senador Lindsey Graham. Caso seja aprovado, obrigará o presidente Trump a informar o Congresso estadunidense, em um prazo de 60 dias, um certificado sobre se a China “facilitou uma completa investigação sobre a origem do vírus dirigida pelos Estados Unidos, seus aliados ou filiados da ONU (Organização das Nações Unidas)”.
Se Trump não entregar essa certificação, o Congresso o autorizaria, automaticamente, a escolher entre uma lista de sanções que inclui desde o congelamento de ativos, proibições de viagens, restrições a empréstimos para empresas chinesas por parte de instituições financeiras estadunidenses e até o banimento dessas mesmas empresas nas bolsas de valores dos Estados Unidos.
A medida também inclui uma exigência para que a China feche definitivamente os mercados onde se vendem animais vivos, como o de Wuhan, onde se estima que surgiram os primeiros casos do surto de covid-19.
No último sábado (9), o Ministério de Relações Exteriores da China difundiu um comunicado afirmando que considera o discurso dos Estados Unidos “uma perseguição baseada em acusações absurdas”, e lembro que a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resolução recente, garantiu que a origem do vírus é natural.