Países como Reino Unido e Alemanha anunciaram nesta semana que iniciarão um programa de testes massivos na população para detectar pessoas que já detectaram anticorpos contra o novo coronavírus e se tornaram imunes à sua ação.
Os testes foram elaborados pela empresa britânica Abbott, que garante uma precisão de 99%, e que afirmou que entregará mais de um milhão de kits para diferentes países europeus durante o mês de maio.
Segundo a empresa, o teste identifica a proteína IgG, que o organismo humano produz após ser infectada pelo coronavírus, e que pode permanecer no corpo por meses, e possivelmente anos.
Os governos do Reino Unido e da Alemanha pretendem utilizar os testes em suas estratégias para reduzir as medidas de isolamento, e determinar que pessoas podem regressar ao trabalho. Também servirá para ajudar os profissionais da saúde a identificar aqueles que ainda correm risco e os que já estão imunes à covid-19.
Mike Clayton, diretor da divisão de diagnóstico da Abbott, disse que a empresa “está colaborando com agências de saúde pública e laboratórios privados no Reino Unido e em outros países, pois acredita que este teste poderá ajudar muitos países a enfrentar melhor a crise de saúde”.
Os kits também foram disponibilizados para venda online na manhã de segunda-feira (27), mas as vendas se esgotaram em poucos minutos.