A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) protocolou na última sexta-feira (24) um pedido no Ministério Público Federal para se garantir medidas efetivas para combater a subnotificação de casos de covid-19 no Brasil.
O pedido foi feito à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e pretende evitar a falta de registro quanto aos casos de infecção pelo coronavírus no país. A subnotificação faz com que os dados divulgados oficialmente não sejam condizentes com a realidade do número de casos existentes.
O documento foi direcionado à Subprocuradora-Geral da República, Deborah Duprat, e Rosário aponta que a falta de testes prejudica a contabilização de casos e mortes por causa da doença. A deputada ainda cita preocupações com a reabertura do comércio e a economia no Brasil.
Rosário destaca que, em Brasília, testes realizados em uma parcela da população evidenciaram a realidade de subnotificação no âmbito geral, além de comentar sobre a situação crítica em Manaus em relação à pandemia.