A negligência com que o governo federal vem tratando a pandemia do novo coronavírus fez que o PT apresentasse uma denúncia contra Jair Bolsonaro junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA) por conduta “irresponsável” e “criminosa”, de acordo com informações do UOL.
Os deputados Enio Verri (PT-PR) e Paulo Pimenta (PT-RS) alegam que o presidente vem desrespeitando as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do próprio Ministério da Saúde para o combate à pandemia. Pedem, por isso, um posicionamento da CIDH.
“Nesse momento de fragilidade e crise política, institucional e sanitária, consideramos que uma declaração de apoio da Comissão Interamericana de Direitos Humanos seria relevante”, disseram.
“Conduta criminosa”
Os deputados destacaram que Bolsonaro adota “conduta criminosa que expõe a danos graves a integridade física e mental da população brasileira”.
“De modo diverso, na contramão das orientações das autoridades de saúde e da comunidade científica, o presidente da República e alguns de seus acólitos, com o apoio e/ou pressão de empresários e investidores inescrupulosos, vêm travando uma verdadeira guerra na tentativa de frustrar ou sabotar todos os esforços em prol da saúde e da vida de milhares de brasileiros”, denunciaram.