Um voo da linha aérea espanhola Iberia estava prestes a pousar no aeroporto da cidade de Guayaquil, uma das mais importantes do Equador, quando se deparou com uma pista cheia de veículos policiais e da prefeitura local, além de várias pessoas na pista sinalizando para que a aeronave desistisse do pouso. Veja as imagens:
La alcaldesa de Guayaquil, la segunda ciudad más importante de Ecuador, movilizó una docena de camionetas oficiales al aeropuerto para impedir el aterrizaje de un vuelo procedente de España pic.twitter.com/OnbeCvvv7Q
— RT en Español (@ActualidadRT) March 19, 2020
A situação obrigou o piloto a desistir e a buscar desesperadamente outro aeroporto. Por sorte, o combustível foi suficiente para que a aeronave conseguisse chegar a Quito, e fazer a aterrissagem horas depois.
A decisão de colocar os veículos na pista foi da prefeita de Guayaquil, Cynthia Viteri. O voo da Iberia não trazia passageiros, apenas 11 tripulantes procedentes de Madri, principal cidade afetada pelo coronavírus na Espanha, país que já é um dos que registra mais casos no mundo, e motivou a prefeita a tomar essa medida, que colocou a vida de pessoas em risco de sofrer um acidente fatal.
Autoridades suben video en el que muestran que el avión de Iberia que se dirgía a Guayaquil no tiene pasajeros. La alcaldesa de Guayaquil aseguró que el problema era que los tripulantes (pilotos-azafatas) pretendían dormir en la ciudad. pic.twitter.com/eNUxHGtpW3
— La Posta Ec (@LaPosta_Ecu) March 19, 2020
Viteri já foi duas vezes candidata presidencial no Equador, pelo Partido Social Cristão, de direita conservadora (mas liberal na economia).
Ela gravou um vídeo explicando sua decisão e dizendo que “o problema era que os tripulantes (pilotos e aeromoças) pretendiam dormir na cidade, e seriam foco de contágio aos nossos habitantes”.
La Alcaldesa de #Guayaquil Cynthia Viteri asume todas las responsabilidades de haber bloqueado la pista del aeropuerto internacional José Joaquín de Olmedo para evitar que aterrice un avión de Iberia. pic.twitter.com/h1QwXOPJSJ— LaHistoria (@lahistoriaec) March 18, 2020