Montenegro, um pequeno país que surgiu da antiga Iugoslávia, é o último território em todo o continente europeu que, por enquanto, não registrou nenhum caso de coronavírus.
Em entrevista para a imprensa local, nesta quinta-feira (12), o diretor do Instituto de Saúde Pública de Montenegro, Igor Galic, afirmou que o país tem tomado medidas rigorosas para controlar a entrada de visitantes e conter a chegada do vírus.
O Instituto de Saúde Pública de Montenegro é o órgão que administra o sistema universal de saúde, que o país herdou da estrutura que havia na época do regime comunista da Iugoslávia, quando aquele país era liderado pelo marechal Josip Broz Tito (1953-1980).
Graças a estruturas como essa, o pequeno país dos Bálcãs é capaz de reagir melhor a situações de emergência em questões de saúde e outros aspectos sociais.
A população total de Montenegro é de pouco mais de 630 mil pessoas, das quais, segundo Igor Galic, mais de 2 mil foram submetidas aos testes nas últimas semanas, sempre com resultados negativos
No entanto, Galic acredita que “mais cedo ou mais tarde, o vírus chegará ao nosso país também, por isso estamos nos preparando para reagir rápido quando isso aconteça”.