Pela quarta semana consecutiva, a taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil ficou acima de 1, o que indica expansão da doença. O levantamento do Imperial College de Londres divulgado nesta terça-feira (8) aponta que o índice, chamado de Rt, ficou em 1,14 no Brasil.
O número indica que, a cada 100 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, outras 114 serão infectadas. Isso quer dizer que cada paciente com a doença a transmite a mais de uma pessoa, o que aumenta a chance de propagação.
Taxas inferiores a 1 indicam que a transmissão está sendo reduzida. Os pesquisadores estimam que a taxa possa variar de 1,09 a 1,24 nesta semana, intervalo que mantém a disseminação do novo coronavírus em expansão no país.
Aliás, em um mapa onde coloca as tendências da doença em cada país semanalmente, o Imperial College elevou o Brasil da categoria “estável / crescendo vagarosamente” para “em expansão”, a mais grave de sua classificação.
O cálculo do Rt é feito com a partir das estatísticas oficiais compiladas até segunda-feira (7). Os pesquisadores identificaram 3.990 mortes registradas na semana passada e estimam que, nesta semana, o total de óbitos pela doença deva subir no Brasil, para 4.620 – podendo ficar num intervalo entre 4.400 e 4.970.