Pela quinta semana seguida, a taxa de transmissão (Rt) novo coronavírus no Brasil ficou acima de 1, o que significa descontrole da doença e epidemia em expansão. O índice, calculado pelo Imperial College de Londres e divulgado nesta terça-feira (15), está em 1,13 para esta semana.
O número significa que cada 100 pessoas infectadas com Covid-19 a transmitem para outras 113. Ou seja, cada paciente passa a doença para mais de uma pessoa, o que aumenta a propagação do vírus. Taxas abaixo de 1 indicam que a epidemia está sendo controlada.
Além de estimar a taxa de transmissão em si, os pesquisadores do Imperial College calculam um intervalo em que ela pode variar na próxima semana. Ele ficou entre 1,03 e 1,21. Ou seja, ao observar os dados de evolução de casos no país, os estudiosos avaliaram que a pandemia vai continuar em expansão por aqui.
Não à toa, eles situam o Brasil entre as nações em que a replicação do Sars-Cov-2 está crescendo no mundo, ao lado de Canadá, Itália, Rússia e África do Sul, entre outros. É o único país na América do Sul incluído nessa classificação pelo estudo da instituição.
Mortes
Na semana encerrada na segunda-feira (14), o instituto contabilizou 4.473 óbitos devido ao novo coronavírus. Para esse próximo período de sete dias, os pesquisadores estimam que o número vá chegar a 5.090, podendo variar de 4.730 a 5.620.
No boletim da terça-feira passada (8), os especialistas da instituição londrina tinham estimado que as mortes por Covid-19 ficariam entre 4.400 e 4.970 na semana que passou.