Uma tabela que viralizou nas redes sociais explica bem claramente o risco de transmissão do coronavírus em diferentes ambientes e condições, em pessoas assintomáticas.
Dividida em 8 quadros, a tabela explica como o uso de máscara protetora diminui o risco de transmissão, assim a quantidade de pessoas no local (quanto menos pessoas menor o risco) e a ventilação do ambiente (quanto mais arejado menor o risco).
Outro fator apontado pela tabela é se a pessoa está em silêncio (risco baixo de transmissão), se está (risco aumenta), e indica que e se a pessoa está cantando ou gritando o risco de transmissão é ainda maior que quando está apenas falando.
Claro que a mescla dos fatores aumentam ou diminuem os riscos. Portanto, se uma pessoa está usando máscara, em silêncio, em local com poucas pessoas e ao ar livre, seu risco é o menor possível.
O cenário inverso, onde a pessoa não usa máscara, está cantando ou gritando, em local sem ventilação e com grande número de pessoas, representa o maior risco possível.
As informações desmentem algumas crenças dos negacionistas da pandemia, especialmente relacionadas ao uso de máscaras, que consideram ineficaz.