Catherine Austin Fitts, que foi secretária-assistente de Habitação e Desenvolvimento Urbano no governo de George H. W. Bush, afirmou em entrevista ao podcast do ex-apresentador da Fox News, Tucker Carlson, que o governo dos Estados Unidos desviou US$ 21 trilhões de dinheiro público para construir uma “cidade” subterrânea destinada a abrigar ultra-ricos e altos funcionários em caso de um evento de quase extinção.
Embora não tenha apresentado provas diretas, Fitts citou um estudo de 2017 do economista Mark Skidmore, da Universidade Estadual de Michigan, que identificou grandes gastos não autorizados nos departamentos de Defesa e Habitação entre 1998 e 2015.
Te podría interesar
Segundo a ex-funcionária, suas investigações indicam que esses recursos foram usados para erguer uma vasta rede de aproximadamente 170 bases subterrâneas, algumas possivelmente localizadas no fundo do oceano, interligadas por um sistema de transporte secreto.
Instalações governamentais subterrâneas, como Mount Weather (Virgínia), Cheyenne Mountain (Colorado) e Raven Rock (Pensilvânia), são conhecidas por funcionarem como centros de comando em crises. Porém, Fitts sustenta que existe uma rede muito maior, de acesso restrito, que poderia ainda servir a programas secretos, incluindo operações espaciais.
Te podría interesar
LEIA TAMBÉM: Riqueza de milinários aumentou três vezes mais rápido em 2024, afirma Oxfam
Tucker Carlson demonstrou ceticismo, imaginando que esses bunkers seriam limitados a Washington, D.C., para emergências como uma guerra nuclear. Fitts reforçou que o projeto se trata de preparação para catástrofes em larga escala.
Detalhes sobre o tamanho exato, o funcionamento e quem teria acesso a esses bunkers não foram divulgados. Históricas instalações como o bunker do Greenbrier Resort, na Virgínia Ocidental, preparado para legisladores durante a Guerra Fria, evidenciam os esforços do governo para garantir a sobrevivência em crises, mas não na escala que Fitts alegou.
Recentemente, o USA Today informou que a instalação secreta de Mount Weather, utilizada após os ataques de 11 de setembro para proteger líderes do Congresso, está passando por reformas cujo motivo permanece confidencial.
LEIA TAMBÉM: Grupo de 1% mais rico polui o mesmo que 66% da população mais pobre, revela estudo