Potência amplia frota de quebra-gelos nucleares para dominar ártico

Os modernos quebra-gelos garantem navegação o ano todo, desafiando rotas como o Canal de Suez

Créditos: Reprodução/ Russian Transport Ministry
Escrito en TECNOLOGIA el

A Rússia planeja expandir sua frota de quebra-gelos para fortalecer o comércio pela Rota do Mar do Norte. Segundo Alexei Likhachev, diretor-geral da Rosatom, o número de embarcações pode crescer de 10 ou 11 para até 17.

Durante o 6º Fórum Ártico Internacional, Likhachev destacou que o volume de cargas na região já ultrapassa 38 milhões de toneladas anuais e pode atingir centenas de milhões, impulsionado pela exploração de novos depósitos minerais.

Atualmente, a Rússia possui 11 quebra-gelos, sendo oito nucleares. Para atender à crescente demanda, o país investe na construção de novas embarcações. Em novembro de 2024, apresentou o quebra-gelo nuclear Chukotka, do Projeto 22220, parte de um plano para tornar a Rota do Mar do Norte um corredor comercial globalmente competitivo.

Leia tambémChina, Rússia e Irã fazem exercícios navais conjuntos no Golfo de Omã 

O Ártico é estratégico para a Rússia, tanto econômica quanto geopoliticamente. Os modernos quebra-gelos garantem navegação o ano todo, desafiando rotas como o Canal de Suez. No entanto, Likhachev alerta que, além dos quebra-gelos, é essencial expandir a frota de carga, e negociações com países especializados em construção naval estão em andamento.

A Rússia também fortalece parcerias com Índia e China na região. Além do comércio, discute-se o desenvolvimento de infraestrutura turística e a atração de mão de obra qualificada.

O presidente Vladimir Putin reforçou a necessidade de novos quebra-gelos de última geração, incluindo nucleares, consolidando a liderança russa na região. Há planos para integrar a Grande Rota do Mar do Norte, de Murmansk a Vladivostok, à infraestrutura de transporte, hidrovias e ferrovias, além da construção de novos portos de águas profundas.

Leia também: China e Rússia se reúnem em Moscou para celebrar vitória histórica contra o fascismo 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar