JATO

Futuro da aviação: jato comercial supersônico faz primeiro voo e tem 130 unidades encomendadas

O "primeiro avião comercial supersônico produzido na América" completou, nesta terça-feira (28), seu primeiro voo a uma velocidade superior à do som; veja vídeo

Jato XB - Bloom.Créditos: Divulgação
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Uma empresa norte-americana de aviação, Boom Supersonic, completou, nesta terça-feira (28), o primeiro voo de seu novo jato comercial supersônico (em uma velocidade superior à do som, que é de aproximadamente 1.235 km/h ao nível do mar), o modelo XB-1, descrito como "primeiro avião comercial supersônico produzido na América". 

Com a promessa de ser o jato comercial mais rápido do mundo, o XB-1 voou pela primeira vez a uma velocidade supersônica (a 1.358 km/h, na marca Mach 1,1), a uma altitude de 35 mil pés (aproximadamente 10.668 m), partindo de Mojave, na Califórnia. 

XB-1 na ocasião de seu primeiro voo supersônico. Créditos: divulgação

Foi um momento histórico para a aviação: o XB-1 se tornou a primeira aeronave civil a superar a barreira do som, 21 anos após o último voo do avião Concorde, da British Airways, que ligava França, Reino Unido e EUA em voos supersônicos, cujas atividades foram interrompidas pela falha iminente no seu projeto de desenvolvimento e aquisição.

A aeronave supersônica franco-britânica era considerada complexa e dispendiosa (por consumir muito combustível). As passagens também eram caras, e os voos, muito barulhentos, com um espaço pequeno no interior da aeronave que mal comportava bagagens.

Em julho de 2000, ademais, o Concorde sofreu um acidente fatal: após decolar em Paris, um incêndio no ar provocou sua queda, levando à morte todos que estavam a bordo.

Um novo respiro para a aviação supersônica

Agora, com sua última demonstração de voo, o XB-1 se torna um novo avião comercial supersônico "possível". Acompanhado por 25 engenheiros que monitoravam sua decolagem e percurso de voo na Califórnia, ele provou ser um respiro para o futuro da aviação supersônica.

Já há pelo menos 130 encomendas do modelo, feitas pela American Airlines, a United Airlines e a Japan Airlines, e a esperança do CEO da Bloom, Blake Scholl, é de que os aviões supersônicos em breve substituam os convencionais. Mas isso, nota ele, "não é algo que acontece da noite para o dia". 

O plano de Scholl é, aliás, ainda mais ambicioso: numa entrevista concedida à CNN em 2021, ele disse que quer permitir que as pessoas voem para qualquer lugar do mundo em apenas quatro horas, pagando o equivalente a US$ 100.

O XB-1, construído com fibra de carbono, ainda é um projeto caro, mas seu design aerodinâmico e seu aporte de "fluxos computacionais" (uma espécie de "túnel de vento digital") permite que suas simulações de voos sejam feitas a um custo muito menor. 

Ele é, além disso, precursor do modelo Overture, um outro jato projetado pela Bloom para usar motores convencionais e funcionar 100% a partir de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês).

A Bloom quer produzir até 66 modelos do Overture por ano, o verdadeiro sucessor do Concorde, capaz de voar a uma velocidade Mach 1.7 (de aproximadamente 2.100 km/h), que equivale ao dobro da velocidade dos aviões convencionais. 

Seu protótipo deve ser lançado até 2027, e as primeiras operações de voo comercial com o modelo estão estimadas para começar em 2030.

Veja, abaixo, o vídeo divulgado pela fabricante que mostra o primeiro voo supersônico do XB-1.

 

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