ELON MUSK

Missão da SpaceX que levou bilionário ao espaço testa nova tecnologia para exploração de Marte

Empresa de Musk quer melhorar sua tecnologia de trajes espaciais para permitir expedições mais longas ao planeta no futuro

Equipe da missão Polaris Dawn.Isaacman, Menon, Gillis e PoteetCréditos: U.S. Air Force photo/Justin Pacheco - United States Air Force Academy on Flickr
Escrito en TECNOLOGIA el

A missão Polaris Dawn, que partiu no dia 10 de setembro do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, passou 5 dias na órbita baixa da Terra para atingir marcos comerciais e testar sua nova tecnologia de trajes espaciais. Com quatro tripulantes a bordo, a expedição estabeleceu o recorde de maior número de pessoas expostas simultaneamente ao vácuo espacial.

O objetivo da missão era atingir a performance máxima do foguete Falcon 9, para "entender melhor os efeitos dos voos espaciais e da radiação espacial na saúde humana" e testar novas tecnologias para a exploração espacial que permitam missões mais longas a Marte no futuro. 

Os membros da expedição usaram o novo modelo de trajes de atividade extraveicular (EVA) construído pela SpaceX para a missão. Em vídeo publicado na plataforma X, o traje é descrito como "uma armadura feita de tecido" e suas melhorias são anunciadas ao público: mobilidade aprimorada com novas articulações; uma camada Faraday adicional que protege contra a radiação de campos elétricos; capacete e viseira com display que fornece informações críticas à tripulação, como pressão, temperatura e umidade relativa.

O modelo foi usado na primeira caminhada particular no espaço, realizada pelo bilionário Jared Isaacman, fundador de uma empresa privada de serviços aéreos e CEO da Shift4 Payments, e pela engenheira da SpaceX Sarah Gillis.

Isaacman foi a 264° pessoa a caminhar no espaço e a primeira pessoa a fazer isso com objetivos comerciais, e Gillis, de 30 anos, se tornou a pessoa mais jovem a realizar o passeio espacial, além da primeira pessoa a tocar violino no espaço. A performance de Gillis, que tocou uma música-tema de Star Wars, foi transmitida via Starlink.

A equipe testou ainda comunicações via laser entre satélites e usou ultrassom para o monitoramento de gases, com o objetivo de entender melhor como o corpo reage à descompressão — que ocorre quando há uma queda brusca de pressão na cabine ou no traje espacial. Além disso, eles atravessaram o cinturão de radiação de Van Allen, para analisar os efeitos da radiação espacial no corpo humano. 

O foguete da Polaris Dawn bateu um outro recorde: alcançou a maior altitude desde que os astronautas da NASA pousaram na Lua. Foram 740 quilômetros acima da terra, com um pico de altitude de 1.408 quilômetros após o lançamento.