A missão Polaris Dawn, que partiu no dia 10 de setembro do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, passou 5 dias na órbita baixa da Terra para atingir marcos comerciais e testar sua nova tecnologia de trajes espaciais. Com quatro tripulantes a bordo, a expedição estabeleceu o recorde de maior número de pessoas expostas simultaneamente ao vácuo espacial.
O objetivo da missão era atingir a performance máxima do foguete Falcon 9, para "entender melhor os efeitos dos voos espaciais e da radiação espacial na saúde humana" e testar novas tecnologias para a exploração espacial que permitam missões mais longas a Marte no futuro.
Te podría interesar
Os membros da expedição usaram o novo modelo de trajes de atividade extraveicular (EVA) construído pela SpaceX para a missão. Em vídeo publicado na plataforma X, o traje é descrito como "uma armadura feita de tecido" e suas melhorias são anunciadas ao público: mobilidade aprimorada com novas articulações; uma camada Faraday adicional que protege contra a radiação de campos elétricos; capacete e viseira com display que fornece informações críticas à tripulação, como pressão, temperatura e umidade relativa.
O modelo foi usado na primeira caminhada particular no espaço, realizada pelo bilionário Jared Isaacman, fundador de uma empresa privada de serviços aéreos e CEO da Shift4 Payments, e pela engenheira da SpaceX Sarah Gillis.
Te podría interesar
Isaacman foi a 264° pessoa a caminhar no espaço e a primeira pessoa a fazer isso com objetivos comerciais, e Gillis, de 30 anos, se tornou a pessoa mais jovem a realizar o passeio espacial, além da primeira pessoa a tocar violino no espaço. A performance de Gillis, que tocou uma música-tema de Star Wars, foi transmitida via Starlink.
A equipe testou ainda comunicações via laser entre satélites e usou ultrassom para o monitoramento de gases, com o objetivo de entender melhor como o corpo reage à descompressão — que ocorre quando há uma queda brusca de pressão na cabine ou no traje espacial. Além disso, eles atravessaram o cinturão de radiação de Van Allen, para analisar os efeitos da radiação espacial no corpo humano.
O foguete da Polaris Dawn bateu um outro recorde: alcançou a maior altitude desde que os astronautas da NASA pousaram na Lua. Foram 740 quilômetros acima da terra, com um pico de altitude de 1.408 quilômetros após o lançamento.