Um estudo sobre gravidade em Marte revelado no congresso da Europlanet deste ano mostrou estruturas densas e misteriosas no Planeta Vermelho.
Através do mapeamento gravitacional do planeta, os cientistas encontraram formações escondidas sob camadas de sedimentos de um antigo oceano perdido.
Te podría interesar
De acordo com os pesquisadores, esses dados indicam que existem processos ativos na geologia de Marte que podem estar elevando o Monte Olimpo, o maior vulcão do Sistema Solar.
As descobertas foram apresentadas no Europlanet Science Congress (EPSC) por Bart Root, da Technology University of Delft, com base em dados de várias missões que foram ao planeta.
Te podría interesar
Além da formação no Monte Olimpo, os achados nas planícies polares do norte do planeta são um mistério. "Essas estruturas densas podem ter origem vulcânica ou serem resultado de impactos antigos", disse Dr. Root. "Há cerca de 20 dessas formações, uma delas com o formato de um cachorro."
Não há vestígios dessas estruturas na superfície, mas os dados de gravidade revelam uma parte intrigante da antiga história do hemisfério norte de Marte.
O estudo também trouxe novos detalhes sobre a área vulcânica de Tharsis, onde está o monte Olimpo, que é rodeada por uma região de gravidade mais fraca.
Agora, os pesquisadores propõem a missão "Martian Quantum Gravity" (MaQuls) para mapear o campo gravitacional de Marte em maior detalhe.
"Com o MaQuls, poderíamos explorar melhor o subsolo de Marte, entender esses mistérios e estudar processos dinâmicos na superfície", disse Dr. Lisa Wörner, que também assina o estudo.