O BYD Dolphin Mini chegou ao Brasil em meados de 2024 e rapidamente se tornou um fenômeno de vendas, conquistando o posto de carro elétrico mais vendido do país.
E algo que surppreende no carro é a sua autonomia e capacidade de economia. Segundo os dados do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), com base na medida de MJ/km (megajoules por quilômetro), o carro consegue uma economia de 58 km/l na cidade e 41 km/l na estrada, na conversão de eficiência do elétrico para medida de km/l.
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O BYD Dolphin Mini, versão menor do carro, chegou por R$ 119.800, com uma autonomia de 280 quilômetros e motor de 75 cavalos, apropriado como utilitário com foco para uso nas cidades.
Já sua versão maior, o BYD Dolphin - com 51 km/l e 43 km/l na estrada - tem um valor de entrada de R$ 149.800, possui autonomia de 356 km na sua versão mais simples, e mais de 427 km na versão Plus.
O BYD Dolphin se consolidou como um dos elétricos mais baratos do país em nível do custo-benefício.
Ambas as versões possuem potência de recarga máxima de 6,6 kW em corrente alternada (AC) e 60 kW em corrente contínua (DC). Na maior potência, é possível carregar de 20 a 80% em cerca de 25 minutos.
O sucesso de vendas foi imediato, superando todas as expectativas da marca e provocando uma forte mudança no mercado de carros elétricos no país, mostrando a chinesa BYD como a principal líder no mercado desde 2024.
Com seu excelente custo-benefício, o Dolphin se consolidou como uma das melhores opções para quem busca um carro elétrico no Brasil.
Crescimento da BYD
A montadora começou a vender carros elétricos no Brasil em 2022 e rapidamente se tornou a fabricante com o maior volume de vendas de veículos verdes no país.
Em 2023, a BYD vendeu 17.947 elétricos, um crescimento astronômico de 6.900% em relação ao ano anterior, equivalente a quase 70 vezes mais em comparação com as 260 unidades comercializadas em todo o ano de 2022.
Com apoio de Lula, a BYD também está investindo significativamente no Brasil, com um plano de investimentos que inclui a construção de uma fábrica de carros em Camaçari, na Bahia, que custará R$ 3 bilhões e terá capacidade inicial para produzir até 150 mil veículos por ano.