Foi no final de abril que a BYD enviou para o Brasil os cinco primeiros monotrilhos de sua fábrica em Guang'an, na China, para São Paulo.
Os trens irão servir a Linha 17-Ouro, o famoso monotrilho, que deve ser colocado em funcionamento em 2026 pelo governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Os chineses oferecem trens elétricos de alta qualidade que irão integrar a malha do metrô de São Paulo. E enxergam no Brasil um espaço para avanço infraestrutural de grande potência.
O vice-presidente da empresa, Ren Lin, citou que projetos no Brasil são cruciais para expansão da área de monotrilhos da empresa, a BYD SkyRails.
Vale lembrar que a BYD já tem chegado ao Brasil com força através de seus carros elétricos, que têm oferecido experiência de alto padrão para os consumidores.
Tarcísio celebrou o envio dos trens para São Paulo. “Hoje é um dia muito feliz para o Estado de São Paulo, que dá mais um passo importante na mobilidade urbana. Esse é o primeiro de 14 trens e é a melhor sinalização que a gente pode dar de que a esperança voltou, que a obra vai se tornar realidade”, afirmou o bolsonarista.
Os chineses comunistas, que têm atazanado a vida da Tesla de Elon Musk, são os capazes de oferecer alternativas de produção e mobilidade verde para São Paulo.
No Brasil, a BYD iniciou sua presença no mercado com ônibus elétricos em 2015, seguindo com carros elétricos de passeio em 2022.
Atualmente, a empresa está erguendo uma fábrica de montagem no país para veículos elétricos e outros veículos de novas energias, com a previsão de começar a operar em 2024 ou no início de 2025.
A chinesa enxerga no país uma ponte importante para chegar primeiro no mercado de elétricos da América Latina.