ASTRONOMIA

O que é o meteoro fireball, fragmento de corpo celeste visto no litoral do RS que intriga cientistas

Observatório Heller & Jung, responsável pelos registros, mostra aumento do número de meteoros de baixa magnitude no estado; veja vídeo

Meteoro Fireball, fragmento de corpo celeste visto no litoral do RS.Créditos: Divulgação/ Observatório Heller & Jung
Escrito en TECNOLOGIA el

Imagens capturadas pelo Observatório Heller & Jung mostram um fragmento de corpo celeste desconhecido, visível sobre o mar em direção a Capão da Canoa, no litoral do Rio Grande do Sul. O registro do meteoro fireball (“bola de fogo”), como é chamado, ocorreu na madrugada de terça-feira (16), às 5h16.

Segundo o professor responsável pelo observatório, Carlos Fernando Jung, embora os registros de meteoros de baixa magnitude tenham ultrapassado 10 mil em 2023, meteoros fireball, com seu brilho intenso, são eventos raros. “Há 8 ou 10 registros ao ano”, diz.

"Possivelmente, (o meteoro é) oriundo de um asteroide ou cometa não identificado que passou pelo nosso sistema solar"

Em comparação com o meteoro observado em março em Capão da Canoa, o brilho do recente meteoro foi menor, com uma magnitude de -4.5. Na escala de magnitude, números menores indicam um brilho mais intenso.

Esse não é o primeiro fenômeno registrado no ano. Outros dois meteoros fireball caíram no Rio Grande do Sul: um no dia 16 de janeiro, próximo à região de Lagoa dos Patos e o outro no dia 26 de maio, no céu de Passo Fundo, na Região Norte do estado.

Assista ao vídeo do momento

Outros vídeos de meteoros no Rio Grande do Sul podem ser conferidos na página do Observatório Heller & Jung.