REDES SOCIAIS

Desmonetiza Twitter: Conheça a campanha do Sleeping Giants contra Elon Musk

O objetivo da campanha é fazer com que empresas, organizações e instituições deixem de anunciar na rede social

Elon Musk.Créditos: Daniel Oberhaus via Wikimedia Commons
Escrito en TECNOLOGIA el

O Sleeping Giants Brasil lançou nesta segunda-feira (8) a campanha #DesmonetizaTwitter que pretende atingir o bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), naquilo que mais o interessa: o bolso. O objetivo é fazer com que empresas, organizações e instituições deixem de anunciar na rede social.

A motivação dos ativistas digitais é justamente a série de ataques orquestrados pelo magnata contra o Governo Lula, o ministro Alexandre de Moraes, o Supremo Tribunal Federal e a própria democracia brasileira, que vem ocorrendo desde a última quarta-feira (3) com o lançamento do chamado “Twitter Files Brazil”.

O suposto dossiê, divulgado pelo escritório brasileiro do X para um jornalista de extrema direita dos EUA, aponta que o STF – e em especial Moraes – seriam uma “ameaça à liberdade de expressão” por conta das diversas decisões que pedem a retirada de perfis e publicações e a entrega de dados de usuários que propagam fake news e discursos de ódio na plataforma.

“O Twitter era um espaço onde compartilhávamos as nossas conquistas, desejos, opiniões e sonhos, mas infelizmente o X virou o nosso pesadelo. Um parque de diversões de um bilionário excêntrico que brinca zombando da nossa soberania enquanto desafia a Justiça. Mas isso acaba hoje, chegou a hora de nós brasileiros virarmos o jogo, defendermos o nosso país e desmonetizarmos os ataques ao Brasil que enriquecem Elon Musk”, diz a publicação do Sleeping Giants Brasil que anuncia a campanha.

Desde a divulgação, diversos usuários favoráveis à campanha já fizeram publicações mostrando o cancelamento de assinaturas da rede. A primeira fase da campanha visa a retirada de anúncios oriundos de estatais e órgãos e institutos ligados ao governo. Entre eles estão a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

A hashtag da campanha chegou ao trending topics do X, mas conforme o Sleeping Giants anunciou em publicação horas atrás, “algo estranho” a retira dessa posição.

“A nossa hashtag #DesmonetizaTwitter começou a sumir dos trends do nada. Que estranho, não é mesmo? É só com essa hashtag que está acontecendo isso. Elon Musk é muito previsível, mas fique sabendo! Nós não vamos parar, essa luta é de todos os usuários que apoiam a verdade! Não parem de comentar com a tag”, pedem os ativistas.

O coletivo, que já teve sucesso em campanhas contra o Google e a Jovem Pan, divulgou uma nota para a imprensa em que defende a regulamentação das redes sociais e aplicativos, além do PL 2630, conhecido como PL das Fake News.

“A regulação das plataformas, o monitoramento de discursos e a existência de mecanismos para que a sociedade civil possa colaborar com a manutenção de um ambiente transparente e seguro, dado que o ecossistema monetiza nossos dados e os reverte para anunciantes, são essenciais para a saúde democrática”, diz a nota.