BIOLOGIA

Tubarão-fantasma: nova espécie é descoberta no fundo do oceano

Nova descoberta científica mostra tipo nunca antes visto de quimera da água

Animal encontrado pelos pesquisadores Créditos: David Ebert
Escrito en TECNOLOGIA el

Pesquisadores do Centro de Pesquisa de Tubarões do Pacífico na Universidade Estadual de San Jose, na Califórnia, descobriram uma assustadora nova espécie de tubarão fantasma.

Também conhecida como quimera das águas, a espécie vive nas profundidades das águas oceânicas e é a quinquagésima quarta descoberta pela humanidade.

Considerado um animal de difícil descoberta por habitar regiões profundas do oceano, seu achado foi celebrado por cientitas.

A Chimaera supapae é um animal de cabeça enorme, olhos grandes e nadadeiras que parecem plumas e possui uma estética assombrosa.

Ela foi encontrada na região Mar de Andaman, ao largo da costa da Tailândia, no norte do Oceano Pacífico. Ela é considerada um 'tubarão-fantasma' por sua translucidade e por ter parentesco com tubarões e raias.

"As quimeras são raras nesta região do mundo", disse David Ebert, autor principal do estudo ao site estadunidense Livescience.

Usualmente, elas habitam profundidades superiores a 500 metros, e vivem na espreita das águas escuras.

"Havia apenas 53 espécies conhecidas de quimeras no mundo; esta é a 54ª", disse Ebert.

Essas criaturas misteriosas enfrentam ameaças ao serem capturadas como captura acessória em redes de pesca de mar profundo e às vezes são alvo de pescarias. 

Expedições de pesquisa têm como objetivo lançar luz sobre a biologia e o comportamento dessas criaturas enigmáticas.

Pesquisadores da Universidade da Flórida - que não participaram da descoberta da Chimaera supapae - afirmam que ao estudar seus hábitos de nidificação e desenvolvimento embrionário, será possível até mesmo descobrir potencial médico nos tubarões-fantasma.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar