Nesta quarta-feira (18/12), a OpenAI, empresa de inteligência artificial responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, um modelo de inteligência artificial generativa (capaz de produzir conteúdos, interagir e aprender), anunciou que a ferramenta agora deve estar disponível para uso direto no aplicativo de mensagens WhatsApp, da Meta.
Hoje, o Brasil é o segundo país do mundo em número de usuários da rede social de mensagens, com cerca de 197 milhões pessoas cadastradas, de acordo com dados da Meta. O país também está entre os quatro que mais utilizam o ChatGPT para funções cotidianas, e é responsável por pelo menos 5,16% do tráfego global na plataforma.
Te podría interesar
A incorporação do ChatGPT ao WhatsApp (que já oferece um chat privativo com sua própria ferramenta de IA, desenvolvida pela Meta) é feita a partir de um número específico, que deve ser adicionado à lista de contatos.
Leia também: WhatsApp é atualizado com serviço de IA interativa; saiba como funciona | Revista Fórum
Te podría interesar
O número do "contato do ChatGPT" é o 1-800-242-8478. A partir dele, os usuários podem conversar com a IA de forma direta — ou até por ligação de voz, para tirar dúvidas ou bater papo, apesar de essa função ainda não funcionar fora dos EUA. Por enquanto, no Brasil, apenas a opção de chat de texto está disponível.
Dentro do WhatsApp, basta iniciar uma conversa com o número adicionado do chatbot, como se faz com qualquer outro contato. Mas não é possível, ainda, enviar áudios ou realizar ligações com a IA dentro do aplicativo.
Também não é possível usufruir de todos os comandos disponíveis no site próprio do chatbot (o chatgpt.com), como pedir para o GPT gerar imagens a partir de comandos de texto. No WhatsApp, ele é capaz de fornecer apenas "descrições visuais", ao contrário do chat com a inteligência artificial da Meta, a "Meta AI".
Não é preciso, além disso, ter uma conta cadastrada na plataforma da OpenAI para conversar com o GPT via WhatsApp.