LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

Musk vai usar todos os posts do X para treinar IA sem permissão

Termos de Uso e Privacidade serão atualizados no Brasil no dia 15 de novembro para alimentar a Grok, inteligência artificial alvo da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)

X vai alimentar IA com dados de todos os usuários da plataforma no Brasil.Créditos: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress
Escrito en TECNOLOGIA el

O X, antigo Twitter, vai implementar uma nova política de privacidade no dia 15 de novembro deste ano, obrigando os usuários a concordarem com o uso de seus dados para treinar modelos de inteligência artificial

Essa medida representa uma mudança significativa no uso de dados em relação a julho de 2024, quando a plataforma já havia alterado suas configurações para permitir, por padrão, o uso de dados dos usuários para fins de treinamento de IA, mas ainda oferecia a opção de desativar essa função.

Os termos de uso do X foram atualizados, concedendo à plataforma o direito de utilizar todos os conteúdos publicados para treinar seus modelos de inteligência artificial. Eles serão utilizados para aprimorar o Grok, ou xAI, um chatbot de inteligência artificial generativa lançado por Elon Musk em março de 2023, tambem alvo da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) em julho.

LEIA TAMBÉM: Grok, IA apresentada por Musk, é considerada a mais perigosa do mercado em pesquisa

Essa mudança, que pode ser confirmada comparando a versão atual com a do dia 8 de outubro de 2024 arquivada no Wayback Machine, dá poder ao X para o uso de dados para aprimorar suas ferramentas de IA e modelos generativos. A nova Política de Privacidade do X autoriza o uso de todos os dados para isso. 

Embora a rede social afirme que o usuário pode optar por não compartilhar seus dados, não há informações sobre como realizar essa opção. A atualização da política de privacidade do X ocorre em um contexto de investigações europeias sobre o uso de dados para inteligência artificial. Em agosto, a Irlanda multou a empresa por utilizar dados de usuários sem consentimento para treinar o Grok.

De acordo com a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (CPD), Entre 7 de maio e 1º de agosto, a empresa coletou dados de usuários europeus sem oferecer opções de controle sobre esse uso.

Leia texto completo dos novos termos de uso e política de privacidade, que entra em vigor no dia 15, no Brasil:

Seus Direitos e a Concessão de Direitos sobre o Conteúdo

Você manterá seus direitos sobre qualquer Conteúdo que enviar, publicar ou exibir nos Serviços ou por meio deles. O que for seu será seu; você é o proprietário do seu Conteúdo (e seus áudios, fotos e vídeos incorporados são considerados parte do Conteúdo).

Ao enviar, postar ou exibir Conteúdo nos ou por meio dos Serviços, você nos concede uma licença mundial, não exclusiva e livre de royalties (com o direito de sublicenciar) para usar, copiar, reproduzir, processar, adaptar, modificar, postar, transmitir, exibir, carregar, baixar e distribuir tal Conteúdo em toda e qualquer mídia ou método de distribuição atualmente conhecido ou desenvolvido posteriormente, para qualquer finalidade. Para maior clareza, esses direitos incluem, por exemplo, curadoria, transformação e tradução. 

Esta licença nos autoriza a tornar seu Conteúdo disponível para o restante do mundo e permite que outros usuários façam o mesmo. Você concorda que essa licença nos reserva o direito de (i) analisar o texto e outras informações fornecidas por você e, de outra forma, fornecer, promover e aprimorar os Serviços, inclusive, por exemplo, para uso e treinamento de nossos modelos de aprendizado de máquina e inteligência artificial, sejam eles generativos ou de outro tipo; e (ii) disponibilizar o Conteúdo enviado para ou por meio dos Serviços a outras empresas, organizações ou indivíduos, inclusive, por exemplo, para aprimorar os Serviços e a sindicalização, broadcast, distribuição, repostagem, promoção ou publicação desse Conteúdo em outras mídias e serviços, sujeito aos nossos Termos e Condições para o uso desse Conteúdo. 

Tais usos adicionais por nós ou de outras empresas, organizações ou indivíduos parceiros do X ocorre sem que lhe seja devida qualquer remuneração pelo Conteúdo que você enviar, publicar, transmitir ou, de outra maneira, disponibilizar por meio dos Serviços uma vez que o uso dos Serviços por você é acordado como compensação suficiente pelo Conteúdo e pela concessão de direitos aqui contidos.

Temos um conjunto de regras em constante evolução relacionadas à forma como os parceiros do ecossistema podem interagir com o seu Conteúdo nos Serviços do X. Tais regras existem para possibilitar a existência de um ecossistema aberto, levando em consideração os seus direitos. Você entende que podemos modificar ou adaptar seu Conteúdo, uma vez que ele tenha sido distribuído, publicado ou transmitido pelo X ou nossos parceiros e/ou fazer alterações em seu Conteúdo para adaptá-lo a diferentes tipos de mídia.

Você declara e garante que possui ou que obteve todos os direitos, licenças, consentimentos, permissões, poderes e/ou autorizações necessários para outorgar os direitos aqui citados para qualquer Conteúdo enviado, postado ou exibido por você nos Serviços ou por meio deles. Você concorda que o Conteúdo não conterá materiais protegidos por direitos autorais ou outros direitos exclusivos a menos que você tenha a permissão necessária ou seja de outra forma legalmente autorizado a postar o material e a nos conceder a licença descrita acima.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar