Com a intensificação da crise cimática nos últimos anos, a conscientização sobre temas ligados ao desenvolvimento sustentável também cresceu. Se antes as práticas de responsabilidade socioambiental eram vistas por vários setores como obstáculos para a geração de lucro, hoje elas se tornam aliadas. Desse modo, uma empresa não pode mais sobreviver mantendo-se alheia diante da emergência climática e dos pilares da Governança ambiental, social e corporativa (ESG).
Nesse contexto, instituições e empresas de fato comprometidas com suas marcas e públicos assumem um papel determinante para o cumprimento da Agenda 2030 e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), convencionados pelos estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
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Para auxiliar instituições e setores nesse direcionamento, a Oficina Consultoria desenvolveu uma metodologia exclusiva que deu origem à TRÍADE – Indicador de Reputação para a Agenda 2030, cujo objetivo principal é mapear e conectar a reputação de empresas e organizações à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos pilares ESG (Ambiental, Social e Governança).
Como funciona a TRÍADE
A ferramenta permite compreender o que determinada marca representa e como é percebida junto aos seus públicos, sob o aspecto do negócio e de suas contribuições para a Agenda 2030. De acordo com Liliane Pinheiro, CEO na Oficina Consultoria, esse diagnóstico permite o mapeamento da trilha reputacional e de percepção de imagem e marca em três dimensões.
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“A Tríade nos possibilita medir dados de mídia on e offline, a percepção de reputação digital, além de ser um endosso junto aos públicos internos”, ressalta.
“Foi-se o tempo em que reputação não podia ser mensurável. Hoje é mais que um ativo tangível. É uma inteligência de dados valiosa para amparar empresas e executivos na tomada de decisão, revisão da estratégia de negócio e ajuste de rota sobre como esses players querem ser vistos e percebidos por seus públicos”, detalha.
O último relatório da ONU revela um cenário preocupante: apenas 17% das metas dos ODS estão no caminho certo. O aumento das taxas de juros, o endividamento e a fragmentação geoeconômica estão retardando o progresso.
Liliane ressalta que 2030 pode parecer distantes, mas está logo ali e que, na corrida contra o tempo para o cumprimento dos objetivos, é preciso intencionalidade e quebra de paradigmas na tomada de decisão para colocar CFOs, áreas de sustentabilidade e gestores de reputação na mesma mesa para planejar, decidir e mensurar.
"O indicador é uma ferramenta de conexão da estratégia, que estabelece correlação entre as matrizes de materialidade ESG e indicadores do negócio e de reputação, orientando uma governança empresarial mais genuína e conectada aos interesses de todos os seus públicos de relacionamento”, conclui.
O que é a Agenda 2030
A Agenda 2030 é um plano de ação global para o desenvolvimento sustentável, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para alcançar o objetivo, a Agenda 2030 lançou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que abordam desafios globais como erradicação da pobreza, promoção da igualdade e proteção ambiental. O Brasil é um dos países que assumiu o compromisso de implementá-la, alinhando suas políticas aos 17 objetivos.
Conheça os 17 ODS
- Erradicação da pobreza
- Fome zero e agricultura sustentável
- Saúde e bem-estar
- Educação de qualidade
- Igualdade de gênero
- Água potável e saneamento
- Energia limpa e acessível
- Trabalho decente e crescimento econômico
- Indústria, inovação e infraestrutura
- Redução das desigualdades
- Cidades e comunidades sustentáveis
- Consumo e produção responsáveis
- Ação contra a mudança global do clima
- Vida na água
- Vida terrestre
- Paz, justiça e instituições eficazes
- Parcerias e meios de implementação
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