CONTROVÉRSIA

Mercúrio retrógrado: como a ciência explica o fenômeno?

Movimento não passa de uma ilusão de ótica, segundo astrônomos

Planeta Mercúrio.Créditos: Pixabay
Escrito en TECNOLOGIA el

Para as pessoas que acreditam em astrologia, o movimento retrógrado de Mercúrio significa que problemas envolvendo a comunicação irão aparecer, pois o planeta é responsável por essa área. Mas cientificamente falando, o que é Mercúrio retrógrado?

O prefixo “re” nos traz a ideia de que o planeta estaria indo para trás, retrocedendo em sua órbita. Porém, isso não é possível, e o que acontece na verdade é uma mudança aparente no movimento do planeta no céu, de acordo com a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos.

“Parece que sim devido às posições relativas do planeta e da Terra e à forma como se movem em torno do Sol”, afirma a agência.

Essa sensação acontece porque geralmente os planetas se movem no sentido oeste-leste através das estrelas à noite, movimento chamado de progressivo.

Mas, periodicamente, esse movimento pode mudar e os planetas começam a se mover no sentido leste-oeste, o que ficou conhecido como movimento retrógrado.

A explicação para essa mudança está na ilusão de ótica. Esse movimento retrógrado é, na verdade, um planeta mais rápido ultrapassando um mais lento, o que dá a sensação de que o planeta ultrapassado está indo para trás. 

De acordo com a cientista planetária Carolyn Ernst, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins e vice-presidente do Grupo de Avaliação de Exploração de Mercúrio, o movimento retrógrado seria como dirigir em uma rodovia com várias faixas na mesma direção. Ao ultrapassar um carro que esteja com uma velocidade reduzida, pode parecer que ele está indo para trás em relação a você. Isso é o que acontece quando Mercúrio gira em torno da Terra.

Ou seja, Mercúrio retrógrado, fisicamente falando, é apenas uma ilusão de ótica.

Em 2023, Mercúrio retrógrado começou no dia 23 de agosto e vai até 14 de setembro. Em dezembro, o fenômeno volta a acontecer no dia 13 e vai até 1° de janeiro de 2024.