FIQUE ATENTO

Uso incorreto do celular pode oferecer risco de explosão; saiba o que fazer

Novo estudo alerta para os perigos do superaquecimento do celular; entenda

O alerta é da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade.Créditos: Pexels
Escrito en TECNOLOGIA el

Na última edição do Jornal Nacional desta sexta-feira (25), um estudo revelado pelo telejornal alertou para os riscos de explosão quando há um uso incorreto do aparelho celular. Ele mostra que muitas pessoas costumam colocar o celular para carregar quando vão dormir e esquecem o aparelho por longas horas ligado na tomada, o que pode provocar um superaquecimento e, consequentemente, uma explosão

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, quase 400 pessoas foram vítimas de acidentes elétricos e morreram este ano no Brasil. O número chega a quase 4% a mais em relação ao primeiro semestre do ano passado.

O técnico em manutenção de celular, Atos Alisson Gonzaga Tavares, relatou um incidente em que o aparelho explodiu minutos depois de ter sido deixado pelo cliente na loja de celulares em que ele trabalhava. Segundo Alisson, o aparelho poderia ter explodido a qualquer momento. "Levei um susto muito grande. Podia ter explodido tanto no bolso do cliente quanto em qualquer outro lugar".

Esse não é o único flagrante do perigo: em várias regiões do Brasil, mais flagrantes foram registrados, vale lembrar o que ocorreu em Paranavaí, no Paraná, onde o celular virou uma bola de fogo e em Gurupi, no Tocantins, onde as chamas atingiram o rosto de um técnico.

Cuidados

Para evitar esses acidentes, o engenheiro eletricista Leonardo Guedes indica alguns cuidados básicos, tais como não deixar o celular em lugares molhados, não segurá-lo enquanto está carregando e usar carregadores originais. Importante ressaltar que o aparelho precisa estar com o selo de qualidade da Agência Nacional de Telecomunicações

Além disso, nunca abafar o celular enquanto ele está carregando para não provocar superaquecimento. O diretor executivo da Abracopel, Edson Martinho, recomenda deixar o celular pelo menos meio metro distante e nunca conectá-lo para carregar ou deixá-lo embaixo do travesseiro. "Vai dormir à noite, deixa ele pelo menos um metro de distância, meio metro distante. Nunca use ele, não conecte ele para carregar e ponha debaixo do travesseiro porque você, além disso, você está esquentando mais do que o normal, você está abafando ele", disse.

O engenheiro eletricista Leonardo Guedes lembra que é sempre bom avaliar o manuseio do seu celular, pois "o barato pode sair caro".

Com informações de g1