ALERTA

É possível perder combustível ao abastecer? Entenda

O famoso “golpe da mangueira” tem preocupado usuários de automóvel

Imagem Ilustrativa..Créditos: Pixabay
Escrito en TECNOLOGIA el

Um motorista viralizou nas redes sociais ao dar dicas sobre como obter um litro a mais de gasolina no posto. Para ele, ao abastecer com a mangueira dobrada, quase um litro do combustível ficaria acumulado no objeto. Para solucionar o problema, bastaria esticar a mangueira sobre o carro, possibilitando que todo o fluxo de combustível entrasse no tanque. Mas essa técnica pode não ser tão valiosa assim. 

A maior parte das estruturas de um posto de combustível fica debaixo da terra, inclusive o tanque. Ele é ligado por um tubo até a bomba. É ela que possui um motor que suga o combustível, controlando, também, o volume a ser sugado, de acordo com o que foi pedido pelo cliente. Cabe à mangueira apenas fazer o combustível chegar até o veículo.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) exige que as mangueiras não sejam flexíveis e não possam sofrer compressão. Assim, quando o gatilho do bico de abastecimento deixa de ser pressionado, a válvula interrompe o fluxo de combustível e ainda tem estruturas que impedem que o conteúdo da mangueira seja drenado. Desse modo, de fato, a mangueira acaba retendo um pouco de combustível em todo abastecimento.

Mas, apesar de já ter sido medido e computado pela eletrônica da bomba, esse volume remanescente é compensado no abastecimento seguinte. Isto é, quando se abastece, um pouco de combustível pago no abastecimento anterior entra no veículo que vem depois. A conclusão é que manter a mangueira esticada ou não, não irá influenciar no volume abastecido, sendo possível abastecer o carro sem medo desse golpe.

*Com informações do UOL.