A inteligência artificial sempre gera polêmica por conta de seu uso indevido, principalmente o ChatGPT, agora que as pessoas o utilizam como fonte de estudos ao invés de recorrerem aos livros e artigos científicos.
No entanto, a tecnologia dispõe de possibilidades para ampliar os horizontes com o conhecimento, de forma prática e coerente. Por que não utilizar o ChatGPT como uma ferramenta para a aprendizagem de idiomas?
Te podría interesar
O domínio de uma língua se dá, principalmente, por conta do exercício de sua escrita, vocabulário e pronúncia. Nada melhor para aprender a falar em inglês, por exemplo, do que utilizar a conversação.
Seja para iniciantes, intermediários ou aqueles no nível avançado, como o ChatGPT se trata de uma plataforma de inteligência artificial alimentada com informações do mundo real, a conversação pode ser feita com diversos assuntos.
Te podría interesar
Além da escrita treinada através de mensagens instantâneas e que podem ser corrigidas pelo aplicativo, o vocabulário também é outro ponto para se aprimorar. Uma vez que o ChatGPT nos corresponde com respostas bem articuladas, rápidas e eficientes, é possível treinar sobre os mais diversos assuntos, o que possibilita aumentar o acervo de palavras e de temas dominados no idioma escolhido.
É possível, por exemplo, pedir para a ferramenta corrigir uma sentença escrita na língua estudada, solicitar traduções e até mesmo requisitar explicações sobre questões gramaticais, entre inúmeras outras possibilidades.
O ChatGPT também dispõe da função de escutar a frase por áudio e é muito menos robotizado do que o Google Tradutor, por exemplo, fator que pode acabar confundindo o som das palavras. Com isso, a pessoa que estiver treinando a língua pode reproduzir o som escutado e adquirir uma pronúncia mais precisa.