O telescópio Espacial James Webb completou um ano em atividade nesta semana e a Nasa divulgou uma foto inédita do complexo de nuvens Rho Ophiuchi, a região de formação de estrelas mais próxima da Terra. A região está há cerca de 390 anos-luz de distância do nosso planeta.
A imagem capturou estrelas, poeira estelar, nebulosas e corpos celestes formados por gases. O telescópio James Webb é conhecido por sua capacidade de capturar imagens em alta qualidade e muito nítidas.
Te podría interesar
A identificação da distância de diversos buracos negros supermassivos e galáxias já conhecidas e da composição de berçários estelares também foram possíveis graças ao James Webb.
“O Telescópio Espacial James Webb é o principal observatório de ciência espacial do mundo. Webb está resolvendo mistérios em nosso sistema solar, olhando além para mundos distantes ao redor de outras estrelas e sondando as misteriosas estruturas e origens de nosso universo e nosso lugar nele”, publicou a Nasa sobre o telescópio.
Veja a imagem:
O instrumento utiliza o infravermelho para conseguir detectar imagens mais potentes que as de outros telescópios. Ele foi construído com a colaboração de mais de dois mil cientistas e, devido ao detalhamento de suas capturas, diversos estudos científicos foram feitos a partir de suas descobertas.
Foram cerca de R$ 48 bilhões para a construção do telescópio, conhecido como sucessor do Telescópio Espacial Hubble. A foto registrada pelo James Webb é de uma região vista com total escuridão pelo Hubble, justamente porque o antecessor só consegue capturar locais visíveis.
O James Webb traduz os aspectos das fotografias para cores visíveis. As primeiras imagens feitas pelo telescópio James Webb foram divulgadas em 12 de julho de 2022.