ASTRONOMIA

James Webb fotografa inédito Anel de Einstein a 12 bilhões de anos-luz da Terra

Efeito óptico é causado pela observação sobreposta de galáxias distantes e permite que as profundezas do universo sejam observadas pela humanidade

Galáxia SPT-S J041839-4751.8, azul ao centro, é ampliada com um Anel de Einstein.Créditos: JWST/MAST; Spaceguy44/Reddit
Escrito en TECNOLOGIA el

O supertelescópio internacional James Webb surpreende o mundo semanalmente desde julho quando teve suas primeiras imagens divulgadas para os meios de comunicação. Nesta terça-feira (30) foi a vez do registro perfeito de um Anel de Einstein em uma galáxia a 12 bilhões de anos-luz da Terra.

Na manhã de ontem (29) foram divulgadas duas fotografias espetaculares da galáxia Messier 74 e suas formações em espiral que compõem uma simetria perfeita a 32 bilhões de anos-luz da Terra. Antes disso, também divulgou imagens detalhadas do planeta Júpiter, localizado no nosso sistema solar.

As imagens do Anel de Einstein foram processadas por um estudante de astronomia identificado como ‘Spaceguy44’ no site Reddit. O estudante explicou que seria impossível enxergar a galáxia (pequeno ponto azul dentro do circulo, na foto) sem o efeito óptico conhecido como Anel de Einstein que ocorre quando uma outra galáxia que está em primeiro plano é usada como uma lupa de aumento para ver uma galáxia ainda mais distante.

O efeito cria a imagem do círculo perfeito e nos permite enxergar as profundezas do universo no seu centro. Para que ocorra o Anel de Einstein é preciso que todos os elementos estejam alinhados: a galáxia do fundo, a galáxia que está em primeiro plano e o observador que, neste caso, é o telescópio James Webb.

Na imagem é possível ver um círculo de luz no espaço com alguns elementos no seu interior. Esses elementos dentro do círculo que faz o efeito óptico (o Anel de Einstein) são a imagem da galáxia SPT-S J041839-4751.8, localizada a 12 bilhões de anos-luz da Terra. O registro foi feito pelo MIRI, o sistema de infravermelho médio do James Webb e o estudante utilizou usou três diferentes filtros, azul, verde e vermelho, para finalizar a imagem.