No jogo você deve empilhar tetraminós, que são figuras geométricas formadas por quadrados idênticos. Ao jogador, cabe fazer com que eles se encaixem da melhor maneira possível enquanto "despencam" na tela. A descrição é bem familiar. Provavelmente, até aqueles menos interessados em jogos eletrônicos já tiveram contato com o Tetris. Muito popular no mundo todo, o jogo foi criado na extinta União Soviética e foi objeto de muitas polêmicas até seu estrelato atual. Conheça um pouco mais dessa história.
Tudo começou em Moscou, em 6 de junho de 1984. Após conhecer o quebra-cabeças pentaminó, um antigo jogo grego, Alexey Pajitnov teve a ideia de trazer o jogo para o mundo digital. Ele era engenheiro de informática do Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências. Desde o início, o jogo viciava aqueles que experimentaram, levando o criador a destruir as cópias com medo de ser acusado de atrapalhar os colegas no trabalho. Tarde demais; o jogo já estava rodando pelo Centro de Computadores.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
O destino do jogo começa a mudar quando Vadim Gerasimov, adolescente que frequentava a Academia Russa das Ciências, resolveu fazer uma versão para o computador pessoal da IBM. Pouco tempo depois o jogo chegou na Hungria e, em 1987, começou a ser vendido nos Estados Unidos e na Europa. Contudo, seus direitos foram objeto de intensas negociações, chegando até a serem contados no filme "Tetris", lançado em 2023.
Confusões sobre os direitos
A chegada aos Estados Unidos e ao restante da Europa aconteceu por causa de Robert Stein, um empresário inglês. Contudo, ele vendeu os direitos de maneira irregular a várias empresas, o que criou uma onda de sublicenciamentos duvidosos das versões para computador. Entre as empresas destaca-se a Spectrum Holobyte, de Robert Maxwell.
Enquanto isso, na terra natal do Tetris, o governo soviético criou a Electronorgtechnica - Elorg. O instituto era responsável por regular o comércio de produtos soviéticos no exterior e resolveu colocar um fim no imbróglio. O contrato da empresa de Maxwell acabou rescindido e ele tentou falar até mesmo com o então primeiro-ministro soviético Mikhail Gorbachev para continuar comercializando. Contudo, foi uma empresa que saiu vitoriosa na negociação.
Nintendo e o Game Boy
A Nintendo se preparava para fazer um grande lançamento no mundo dos videogames portáteis: o Game Boy. Henk Rogers, designer de jogos da empresa, conheceu o Tetris e convenceu os executivos a colocarem uma versão do jogo em seu novo lançamento. Rogers foi até Moscou negociar com a Elorg. Conseguiu um acordo com o governo soviético e, em 1989, o Game Boy chegou ao mercado com uma versão do Tetris.
Até hoje, na Rússia, a questão do direito autoral do jogo é controversa, tendo em vista que foi criado durante a União Soviética. Atualmente, versões não oficiais circulam livremente no país e a sociedade russa considera o jogo como uma espécie de domínio público.
Com informações de TechTudo