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Como surgiu o Tetris, jogo eletrônico que completa 39 anos

Jogo que colocou a Nintendo e a União Soviética na mesa de negociações é considerado de domínio público na Rússia; conheça mais

Figuras do jogo são formadas por quadrados.Créditos: Reprodução
Escrito en TECNOLOGIA el

No jogo você deve empilhar tetraminós, que são figuras geométricas formadas por quadrados idênticos. Ao jogador, cabe fazer com que eles se encaixem da melhor maneira possível enquanto "despencam" na tela. A descrição é bem familiar. Provavelmente, até aqueles menos interessados em jogos eletrônicos já tiveram contato com o Tetris. Muito popular no mundo todo, o jogo foi criado na extinta União Soviética e foi objeto de muitas polêmicas até seu estrelato atual. Conheça um pouco mais dessa história. 

Tudo começou em Moscou, em 6 de junho de 1984. Após conhecer o quebra-cabeças pentaminó, um antigo jogo grego, Alexey Pajitnov teve a ideia de trazer o jogo para o mundo digital. Ele era engenheiro de informática do Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências. Desde o início, o jogo viciava aqueles que experimentaram, levando o criador a destruir as cópias com medo de ser acusado de atrapalhar os colegas no trabalho. Tarde demais; o jogo já estava rodando pelo Centro de Computadores. 

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O destino do jogo começa a mudar quando Vadim Gerasimov, adolescente que frequentava a Academia Russa das Ciências, resolveu fazer uma versão para o computador pessoal da IBM. Pouco tempo depois o jogo chegou na Hungria e, em 1987, começou a ser vendido nos Estados Unidos e na Europa. Contudo, seus direitos foram objeto de intensas negociações, chegando até a serem contados no filme "Tetris", lançado em 2023. 

Confusões sobre os direitos

 A chegada aos Estados Unidos e ao restante da Europa aconteceu por causa de Robert Stein, um empresário inglês. Contudo, ele vendeu os direitos de maneira irregular a várias empresas, o que criou uma onda de sublicenciamentos duvidosos das versões para computador. Entre as empresas destaca-se a Spectrum Holobyte, de Robert Maxwell. 

Enquanto isso, na terra natal do Tetris, o governo soviético criou a Electronorgtechnica - Elorg. O instituto era responsável por regular o comércio de produtos soviéticos no exterior e resolveu colocar um fim no imbróglio. O contrato da empresa de Maxwell acabou rescindido e ele tentou falar até mesmo com o então primeiro-ministro soviético Mikhail Gorbachev para continuar comercializando. Contudo, foi uma empresa que saiu vitoriosa na negociação.

Nintendo e o Game Boy

A Nintendo se preparava para fazer um grande lançamento no mundo dos videogames portáteis: o Game Boy. Henk Rogers, designer de jogos da empresa, conheceu o Tetris e convenceu os executivos a colocarem uma versão do jogo em seu novo lançamento. Rogers foi até Moscou negociar com a Elorg. Conseguiu um acordo com o governo soviético e, em 1989, o Game Boy chegou ao mercado com uma versão do Tetris. 

Até hoje, na Rússia, a questão do direito autoral do jogo é controversa, tendo em vista que foi criado durante a União Soviética. Atualmente, versões não oficiais circulam livremente no país e a sociedade russa considera o jogo como uma espécie de domínio público. 

Com informações de TechTudo