LAVA E GELO

Satélites da ESA capturam imagem incrível de erupção vulcânica na Antártica

Lava e gelo escorrendo de um vulcão polar foram registrados pelas lentes do satélite Copernicus Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia

Escrito en TECNOLOGIA el

Os cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) anunciaram que o vulcão Big Ben, localizado nas Ilhas Heard e McDonald, está em erupção.

As Ilhas Heard e McDonald fazem parte do que se considera como Antártica, apesar não estarem de conectadas ao continente gelado. Elas são o território mais ao sul do Oceano Índico.

As imagens do satélite Copernicus Sentinel-2 foram registradas no dia 25 de maio com ondas normais e registros em frequência infravermelha.

Nas imagens, que tem precisão surpreendente, se destaca a queda de lava, que escorre do Pico de Mawson como uma gema de ovo.

Confira, em detalhes, as imagens captadas pelo Sentinel-2:

Imagens mostram erupção nas Ilhas Heard e McDonald

Teresa Ubide, vulcanóloga e professora da universidade de Queensland, na Austrália, garantiu que se trata de uma erupção normal que faz parte de um ciclo iniciado em 2012.

“Este vulcão está em erupção desde o início do século XX. O que está acontecendo é normal e está gerando fluxos de lava", disse ela em entrevista ao jornal britânico The Guardian.

“Muitas erupções são compostas de eventos menores. Este (fluxo de lava mais recente) parece seguir o que vem acontecendo lá desde 2012", confirmou a especialista.

As Ilhas Heard e McDonald - e o vulcão Big Ben - são um mistério para a ciência: o pico é muito alto para a sua formação geográfica: por se tratar de um vulcão dentro da placa tectônica - longe das tensões tectônicas -, além de ser muito ativo.

Atualmente, o território das Ilhas Heard e McDonald estão sob cuidado das autoridades australianas e são consideradas Patrimônio da UNESCO.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar