AÇÃO GLOBAL CONTRA O RACISMO

DataFórum: solidariedade a Vini Jr. viraliza e mobiliza comunidades dentro e fora do Brasil

A declaração do presidente Lula sobre o ataque racista contra o jogador brasileiro repercutiu no mundo do futebol nacional e internacional

DataFórum: solidariedade a Vini Jr. viraliza e mobiliza comunidades dentro e fora do Brasil.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (23) mostra que a repercussão em torno do ataque racista que o jogador Vini Jr, atacante do Real Madrid, sofreu durante partida contra o Valencia, viralizou nas redes e teve ampla repercussão no Brasil, mas também em outros países. 

Nas comunidades brasileiras (progressistas e humor) teve muito impacto o fato de o presidente Lula (PT) ter se manifestado por duas ocasiões em solidariedade ao jogador Vini Jr. e exigir da Espanha medidas mais enérgicas de combate ao racismo.  

Além dos agrupamentos nacionais, formou-se uma comunidade internacional de apoio a Vini Jr., o que mostra que a onda de solidariedade ao atleta brasileiro viralizou e se espalhou pelas redes. 

Por fim, chama a atenção, mas não surpreende, o silêncio absoluto dos perfis bolsonaristas e da extrema direita como um todo em torno do caso de Vini Jr. 

A extrema direita obteve 44% das menções no Twitter. Os progressistas, somados com a comunidade pop, tiveram 40% das citações. 

Foram analisados 318.111 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_ 

 


Extrema direita 

Bolsonaro comemorou o aumento do desemprego no primeiro semestre do governo Lula e houve ataque a Amoêdo, por ter declarado voto em Lula e agora criticá-lo.  

A violência em território Yanomami foi atribuída ao governo Lula e os militares foram novamente acusados do crime de perfídia, por prenderem criminosos em 08/01. 

Lula foi retratado como um pária internacional, ao contrário de Bolsonaro, que foi retratado como uma pessoa muito querida no Japão e, novamente, a encenação internacional de Zelensky foi utilizada para atacar Lula. 

Também houve críticas ao uso de aviões da FAB por ministros e acusações de uso irregular. Osmar Terra ainda continua em sua cruzada anti-vacina e fez postagem sobre o assunto.

 


Progressistas 

Entre progressistas, continuou repercutindo o racismo praticado contra Vini Jr., além da atuação de Lula na reunião do G7, quando pediu paz para todas as nações em guerra e não apenas para a Ucrânia. 

A volta do programa Mais Médicos foi comemorada por Lula. Campos Neto foi criticado por Gleisi, por sua atuação política desrespeitosa, em defesa dos juros altos. 

Salles foi lembrado como comparsa de crimes ambientais, em fala do Delegado Saraiva, e Marina Silva reafirmou o compromisso de expulsar criminosos das terras indígenas.

 


Vini Jr. / repúdio ao racismo 

Esta comunidade foi formada principalmente por internautas e perfis que manifestaram repúdio ao racismo sofrido por Vini Jr. 

 

Também elogiaram a postura de Lula e do Governo Brasileiro em solicitar providências à Espanha, inclusive utilizando vias diplomáticas para isso.

 


Cultura pop 

Este grupo reuniu perfis que comentam cultura pop e internautas que saíram em defesa do governo, seja citando as realizações deste início de mandato, seja esclarecendo a importância da atuação de Lula no cenário internacional. 

Opositores fanáticos foram ironizados por tentarem mostrar o "isolamento" de Lula, que estava ao lado de Biden na cena. 
Também houve críticas a Lula por ter defendido a exploração de petróleo no litoral amazônico, bem como manifestações contrárias ao arcabouço fiscal, por impor restrições ao investimento público.

 


Internacional / apoio a Vini Jr. 

Esta comunidade internacional, de apoio a Vini Jr., manifestou indignação com o racismo sofrido pelo jogador. 

Também elogiou Lula por ter sido enfático na defesa do brasileiro, sendo aplaudido inclusive pela torcida do Real Madrid.

 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar