De acordo com a multinacional de análise de dados de mídia Kantar, a Netflix perdeu um milhão de usuários na Espanha nos primeiros três meses de 2023, após anunciar em fevereiro uma campanha para evitar o compartilhamento de senhas.
Para evitar a prática sem pagamento adicional, a plataforma de streaming passou a cobrar uma taxa mensal para os usuários repassarem dados de acesso para outras pessoas. Além disso, a empresa solicitou que os usuários se conectassem à mesma rede wi-fi da conta principal ao menos uma vez a cada 31 dias, seja pelo aplicativo ou pelo site.
Te podría interesar
Os usuários espanhóis pagam 5,99 euros por mês para adicionar membros fora de casa. A Netflix registrou ondas de cancelamentos em países onde a medida foi anunciada, como Canadá, Nova Zelândia e Portugal, além da Espanha.
A empresa esperava que as pessoas que emprestam contas passassem a ativar as próprias contas ou pagassem para adicionar membros extras, o que aumentaria a aquisição e o lucro. No entanto, uma pesquisa de opinião da Kantar indicou que 10% dos assinantes que permanecem na Netflix pretendem deixar o serviço de assinatura neste segundo trimestre, o que seria inédito para a empresa.
Te podría interesar
Adiou a nova política
Após os resultados negativos, a Netflix adiou o lançamento de sua nova política de restrição ao compartilhamento de senhas, que estava prevista para o fim de março, para o próximo trimestre.
Ainda não há previsão de quando esses termos de uso diferenciados serão aplicados para os usuários no Brasil. A Netflix permitia o compartilhamento de contas até 2017, mas atualmente os termos de serviços da plataforma proíbem essa prática, permitindo apenas que os assinantes tenham acesso irrestrito à plataforma de acordo com o limite de dispositivos vinculados ao plano assinado.
Se a conta for bloqueada incorretamente, o usuário deve entrar em contato com a Netflix para solicitar o desbloqueio.