DESINFORMAÇÃO

DataFórum: mentiras de Deltan Dallagnol sobre PL das Fake News causam revolta no Twitter

Bolsonaristas, articulados com extrema direita portuguesa, espalham desinformação sobre ida de Lula a Portugal

DataFórum: mentiras de Deltan Dallagnol sobre PL das Fake News causam revolta no Twitter.Créditos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quarta-feira (26) mostra que as mentiras disseminadas pelo deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) sobre o PL das Fake News causou revoltas no Twitter.  

Prevendo que a urgência de tramitação do PL das Fake News seria votada e aprovada nesta terça-feira (25), o ex-procurador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, fez um post mentiroso de que o PL "vai censurar versículos bíblicos". 

Ainda na esfera da comunidade da extrema direita, o Twitter também foi inundado com fakes news produzidas por influencers do bolsonarismo de que a passagem de Lula por Portugal foi um fiasco e alvo de "grandes manifestações contrárias". 

Por sua vez, as declarações da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro sobre as joias contrabandeadas geraram forte repercussão na comunidade progressista. 

A extrema direita obteve 59% menções no Twitter. Os progressistas, somados com a cultura pop, tiveram 36% das citações. 

Foram analisados 477.074 tweets lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_ 

 


Bolsonarismo

 

Entre os bolsonaristas, as manifestações da extrema direita em Portugal foram exageradas e muito comemoradas. As palavras de ordem foram as mesmas usadas no Brasil, com líderes portugueses falando em "picanha", um corte que não é comum em Portugal. 

Outro destaque na comunidade foi o Projeto de Lei das Fake News, chamado de "PL da Censura" pelos reacionários, que reivindicaram o direito à liberdade de expressão irrestrita, independente do teor da mensagem. 

 

Mais uma vez, o governo Lula foi acusado de tramar um golpe para derrubar o governo Lula.

 

 

Progressistas 

 

As joias da família Bolsonaro geraram bastante engajamento, com Michelle admitindo que recebeu no Palácio da Alvorada um kit recebido da Arábia Saudita, após ser delatada, contradizendo o que ela havia dito anteriormente. 

Também foi destaque o fato de que o casal Bolsonaro nunca mais foi visto frequentando templos, ao contrário do período de campanha, e também repúdio à extrema direita portuguesa, que foi desrespeitosa com o Presidente Lula dentro do parlamento. 

Os parlamentares bolsonaristas foram duramente criticados por se oporem ao Projeto de Lei das Fake News, com grande relevância para Dallagnol, que disseminou uma fake news grotesca para tentar evitar a aprovação do PL das fake news.

 


Cultura de rede 

 

Bolsonaro foi alvo de ataques por seu comportamento deplorável durante o governo, e a mídia liberal foi duramente criticada por tratá-lo como um político comum, não como uma figura execrável. Fãs da Taylor Swift foram comparados aos bolsonaristas, por serem fanáticos e "passarem pano" para todas as atitudes da cantora. 

Torcedores corintianos cobraram do Presidente favorecimento ao clube, e foi bastante comentado no grupo o fato dos Emirados Árabes terem estendido o final de semana para 3 dias.

Também houve destaque para a frase de Chico Buarque ao receber o Prêmio Camões "O ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para a assinatura do nosso presidente Lula".

 


 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar