HUMILHAÇÃO

DataFórum: joias de Jair Bolsonaro e atuação espetacular de Dino enterram Sergio Moro no Twitter

Depoimento do Ministro da Justiça na CCJ da Câmara produziu vários momentos humilhantes aos parlamentares bolsonaristas

DataFórum: novo joias de Jair Bolsonaro e atuação espetacular de Dino enterram Sergio Moro no Twitter.Créditos: TV Câmara/Reprodução
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quarta-feira (29) mostra que a participação do ministro da Justiça Flávio Dino em audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e o novo conjunto de joias do ex-presidente Bolsonaro, enterraram qualquer possibilidade de relevância para Sergio Moro no Twitter. 

Como era de esperar, Flávio Dino promoveu um verdadeiro massacre de deputados bolsonaristas com sua participação na audiência da CCJ. As respostas do ministro viralizaram no Twuitter em dezenas de cortes em vídeo. 

 

Também gerou muita repercussão o novo capítulo dos escândalos das joias envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Surgiram rumores de um terceiro conjunto que estaria guardado na casa de Nelson Piquet. 

A comunidade progressista, junto com a pop, obteve 54% das menções no Twitter. A extrema direita teve 40% das citações. 

Foram analisados 353.884 tweets a partir das tags  lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_ 

 

Extrema direita 

 

A extrema direita repercutiu a participação de Flávio Dino na sessão da CCJ, com destaque para o fato de Nikolas Ferreira ter sido chamado de "Chupetinha" na ocasião, apelido considerado homofóbico. 

Influenciadores comemoraram o aumento dos casos de depressão como confirmação da frase de Bolsonaro durante a pandemia. Juscelino Filho foi alvo de críticas por conta de um piloto particular e gerente do seu haras terem sido empregados na Câmara. 

Bolsonaro divulgou propaganda positiva sobre o seu governo. Houve também tentativas de associar Lula ao PCC.

 


Progressistas 

 

O caso das joias de Bolsonaro voltou à tona, com a revelação de um terceiro conjunto de joias em posse do presidente e de que elas estariam sendo guardadas pelo ex-piloto Nelson Piquet. 

Tacla Duran foi mencionado e a mídia liberal criticada pela cobertura escassa sobre o tema. 

Destaque também para a participação de Flávio Dino na CCJ, com participação contundente, gerando momentos constrangedores para a oposição.

 


Cultura de rede / pop 

 

O boné "Mátria Brasil" utilizado por Rosália continuou repercutindo e Jair Renan Bolsonaro foi motivo de chacota, sendo comparado a um cachorro com visual exótico. 

Bolsonaro recebeu referências negativas no contexto da cultura pop e houve cobrança sobre a promessa de namorados e namoradas para todos. 

Também foram citados o caso das joias, o depoimento de Tacla Duran e a crítica a Paulo Coelho.

 


Oposição ao governo Lula 

 

Influenciadores de oposição ao Lula, incluindo esquerdistas radicais e ciristas, atribuíram a Lula a culpa pelos juros altos. 

Foi resgatado um vídeo de Ciro Gomes afirmando que iria reverter a privatização da Eletrobras, também cobrada pela esquerda radical. 

Bolsonaro foi criticado por ter deixado Lula no poder e viajado para os EUA, sendo motivo de zombaria por ter inaugurado uma hamburgueria no país.