HUMILHAÇÃO

DataFórum: Glauber Braga detona Eduardo Bolsonaro e discurso viraliza nas redes

A extrema direita retomou o discurso de associar a esquerda ao narcotráfico, estratégia utilizada durante a eleição presidencial de 2022

DataFórum: Glauber Braga detona Eduardo Bolsonaro e discurso viraliza nas redes.Créditos: Elaine Menke/Câmara do Deputados
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quinta-feira (16) mostra que o embate entre os deputados federais Glauber Braga (PSOL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se tornou um dos principais assuntos no Twitter e o vídeo com o registro do momento viralizou. 

Ao subir na tribuna, Eduardo Bolsonaro fez um discurso com o objetivo de criminalizar as comunidades do Rio de Janeiro. Em sua resposta, Glauber Braga lembrou ao filho do ex-presidente Bolsonaro que, uma das maiores apreensões de fuzis foi realizada no condomínio onde seu pai mora, localizado no Rio de Janeiro.  

Por sua vez, a comunidade da extrema direita retomou o discurso de associar o PT, mas também a esquerda como um todo, ao narcotráfico. Tal estratégia foi fortemente utilizada durante a campanha eleitoral de 2022. 

A comunidade progressista, somada com a pop, obteve 50% das menções no Twitter. A extrema direita teve 42% das citações. 

Foram analisados 276.543 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_ 

 


Extrema direita

 
A ida de Flávio Dino ao Complexo da Maré gerou bastante engajamento neste grupo, que retomou a tentativa de associar a esquerda ao crime organizado. 

A fala de Lula sobre a obesidade foi distorcida e tratada como gordofobia nesta comunidade, que é gordofóbica com frequência. 

A CPMI do vandalismo de 08/01 segue sendo uma pauta forte, associada ao discurso de que o atual governo está comprando apoio parlamentar, porém não se fala que o governo Bolsonaro atuava desta maneira. 

A carga tributária e o desinvestimento estatal são os principais temas da propaganda positiva do governo Bolsonaro.

 


Progressistas 


A desconcertante resposta do Glauber Braga ao Eduardo Bolsonaro foi o tema de maior engajamento entre progressistas, seguido pela vacina que o governo Bolsonaro deixou vencer, desperdiçando R$2 bi. 

Michelle Bolsonaro foi flagrada em uma loja da Prada, enquanto nas redes sociais tenta passar a imagem de pessoa humilde, que passa dificuldades. 

Continuou repercutindo o assassinato de Marielle Franco e o trabalho escravo voltou à pauta, com novas notícias sobre flagrantes.

 


Cultura de rede 

 

Ontem, o perfil Choquei obteve alto engajamento com postagens sobre passagens aéreas mais baratas e sobre o forte comentário de Glauber Braga a respeito de Eduardo Bolsonaro, que empolgou internautas progressistas. 

A pesquisa Quaest sobre a opinião de executivos do "mercado" foi tratada como um grupo descolado da realidade nacional, que vive em um mundo à parte. 

A hipocrisia de Michelle Bolsonaro também motivou indignação e chacotas.


Direita liberal 


Entre os liberais radicais foi muito comemorada a pesquisa Quaest com executivos do mercado financeiro e o governo Lula foi acusado de continuar operando o orçamento secreto. 

A recente queda na bolsa, devido a incertezas no cenário internacional, foi atribuída ao governo Lula e nesta comunidade Lula também foi tratado como gordofóbico por dizer que a obesidade na população é uma das causas de problemas de saúde.