FAKE NEWS

DataFórum: bolsonaristas ignoram realidade e afirmam que política indígena de Bolsonaro "foi sucesso"

Gastos com a posse do presidente Lula e sigilo sobre a lista de convidados do Itamaraty também foram destaque no Twitter

DataFórum: bolsonaristas ignoram realidade e afirmam que política indígena de Bolsonaro "foi sucesso".Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta segunda-feira (30) mostra que, a exemplo do que ocorreu ao longo da semana, a tragédia humanitária com o povo Yanomami permaneceu como o principal assunto das comunidades progressistas e de extrema direita. 

No caso Yanomami cabe um destaque para a narrativa que passou a ser estabelecida pelos perfis da extrema direita e bolsonarista: a substituição da realidade por narrativas imagéticas, tais como "a política indígena de Bolsonaro foi um sucesso". 

Fora da tragédia indígena provocada pela gestão do ex-presidente Bolsonaro, a comunidade progressista elogiou a política externa adotada pelo governo Lula. 

A morte da antropóloga Adriana Dias, que colaborou com a revista Fórum por muito tempo, também gerou bastante repercussão nas redes e o seu trabalho de mapear grupos neonazistas elogiado e lembrado. 

A extrema direita obteve 43% das menções no Twitter. Os progressistas, somados a Cultura de Rede, tiveram 51% das citações. 

Foram analisados 363.400 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_

 


Extrema direita 


A extrema direita tem concentrado esforços em promover a candidatura de Rogério Marinho à Presidência do Senado. 

Bolsonaro continua divulgando informações positivas do seu governo e afirmou que foi quem mais deu atenção aos indígenas em toda história, e também compartilhou relatório de 2008 sobre a morte de crianças indígenas por desnutrição. 

Carlos Bolsonaro também divulgou propaganda sobre o governo Bolsonaro e outros influenciadores trataram de retratar o ex-Presidente como um gestor extraordinário. 

Sonia Guajajara foi alvo de ataques, afirmando que ela desviou dinheiro através de uma ONG e Janja foi acusada de usar sandália de R$5 mil.

 

 

Progressistas 


Progressistas rebateram a desinformação de que os gastos com a posse estariam sob sigilo, esclarecendo que apenas os convidados estrangeiros foram mantidos em sigilo. 

A tragédia entre os Yanomami continuou gerando muita comoção e revolta e a política externa do governo Lula foi um dos destaques. 

A notícia do falecimento da Adriana Dias, na Fórum, foi um dos tweets de maior alcance na comunidade.

 

Cultura pop 

 

Internautas reagiram de maneira bem-humorada ao anúncio de Lula, de que quer criar 100 novos aeroportos em cidades pequenas, comentando que seria melhor um avião sem asas, que rodasse no solo sobre trilhos. ,

“Irmã Mônica" ironizou Michelle Bolsonaro, por chegar disfarçada ao Brasil. Nesta comunidade a política externa do Governo Lula também foi motivou muitos elogios.