ELEIÇÕES 2022

DataFórum: desesperado, Bolsonaro adota tom raivoso e parte para o confronto com Lula no Twitter

Tom propositivo de Lula e aliança com Janones foram destaques no lulismo

DataFórum: desesperado, Bolsonaro adota tom raivoso e parte para o confronto com Lula no Twitter.Créditos: Ricardo Stuckert/ Agência Brasil
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta sexta-feira (5) revela que Bolsonaro voltou a ser a principal figura mobilizadora e engajadora de sua comunidade no Twitter. 

Com a iminência do começo, de fato, da campanha eleitoral e com as pesquisas lhe mostrando que a derrota é certa, Bolsonaro retomou uma postura agressiva e partiu para o confronto direto com o ex-presidente Lula (PT). 

Em seus tuítes mais recentes, Bolsonaro não só nomeia o ex-presidente Lula como o associa a temas como aborto, tráfico de drogas e ainda trabalha com a narrativa de que "Lula defende bandidos". O bolsonarismo ficou com 52% das citações no Twitter. 

No campo lulista, a aliança de André Janones com Lula não foi suficiente para gerar uma forte onda lulista no Twitter, mas foi um dos principais assuntos. 

Desta para o fato de que, com a chegada do Avante! e do Janones à campanha de Lula, tornou a chapa petista a com maior número de partidos coligados e, consequentemente rendeu o maior tempo de TV e de rádio. O lulismo obteve 32% das menções. 

Foram analisados 441.504 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

 


Bolsonaro parte para o confronto direto com Lula 

 

A pauta econômica encontrou grande repercussão entre os tweets de maior alcance na comunidade, com o próprio Bolsonaro divulgando um vídeo no qual o Paulo Guedes afirma que houve superávit e que a economia vai bem. 

Bolsonaro tentou faturar politicamente em cima da sanção ao PL que estabelece o piso para enfermagem e fez postagens apelativas sobre o Lula e o PT, utilizando diversas mentiras e desinformações como argumento de campanha.  O jato que Lula usa para viajar foi alvo de críticas e especulações e o PL que proíbe saídas temporárias de presidiários foi comemorado.

 

 

Lulista repercutem apoio de Janones a Lula 

 

O apoio do André Janones ao Lula foi um dos destaques da comunidade, que também contou com tweets propositivos do Lula, disseminando esperança de melhoria das condições de vida em um futuro mandato seu.

Foi resgatada a notícia que Bolsonaro no passado apoiava a adoção das urnas eletrônicas para evitar fraudes. Foi assunto também a ligação de um garoto de 11 anos para a política afirmando que havia fome na família e o corte de verbas para universidades. A visita do Lula à Teresina também repercutiu, assim como o “cala boca” do Glauber Braga para o Eduardo Bolsonaro.

 

 

Ciro Gomes centra discurso na questão econômica 

 

Ciro comenta sobre a decisão de aumento na SELIC pelo Banco Central e mira os bancos pela voracidade dos mesmos em relação ao Auxílio Brasil. 

É também destacada a sabatina de Ciro na Globo News. Neste destaque, Lula é criticado por não ter participado desta sabatina.

 

Comunidade pop critica fala de Bolsonaro sobre linguagem neutro 

 

A comunidade formada por interações de perfis destacados com referência às temáticas da cultura pop teve como destaque a fala de Bolsonaro contra a utilização de pronomes neutros. 

Além disso, comentou-se que o ator e ex-BBB Arthur Aguiar estar saindo do Brasil poderia ser efeito da possível vitória de Lula. Esta mensagem, em tom satírico, foi a de maior engajamento na comunidade.

 

Enfermagem anti-bolsonaro 

 

Comunidade que se formou tendo como referência a sanção por Bolsonaro do piso dos profissionais de enfermagem. 

Entre os destaques verificou-se um tom crítico ao presidente, recordando que a sanção não significa iniciativa governamental.