REDE 5G

5G puro: saiba como reconhecer a conexão no seu aparelho

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, o cronograma da instalação do 5G vai até 2029

5G Brasil.Créditos: Rede Brasil Atual
Escrito en TECNOLOGIA el

Para identificar a nova rede standalone (SA), que trouxe o 5G puro para várias capitais do Brasil nas últimas semanas, é preciso identificar a velocidade de conexão pelo celular, de acordo com empresas e especialistas.

Entre os vários aplicativos que fazem isso, um dos mais conhecidos é o SpeedTest da OoKla.

Com o aplicativo é possível aferir, entre outras coisas, a velocidade de download. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o 5G real promete velocidade superior a 1 gigabit por segundo, patamar até cem vezes maior que o 4G atual.

1 gigabit por segundo

A velocidade média do 5G real (standalone) em Brasília, primeiro local que chegou, tem ficado, segundo as operadoras, entre 300 megabits e 400 megabits por segundo. A velocidade de 1 gigabit por segundo vem sendo constatada em “momentos de pico”.

É uma velocidade média bem maior que a do 5G DSS, cuja velocidade média, vem oscilando entre 40 megabits e 60 megabits por segundo, dizem as operadoras. Já o 4G atual tem velocidade entre 20 e 40 megabits por segundo.

Especialistas lembram que a rede 5G standalone ainda está em desenvolvimento. Por isso, o cliente pode estar em uma rede 5G pura e de repente a rede pode migrar para o 5G DSS, 4G ou 3G.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, o cronograma da instalação do 5G vai até 2029, quando as teles são obrigadas a levar a conexão para locais com população inferior a 30 mil habitantes.

Com informações do Globo