Levantamento DataFórum desta terça-feira (5) revela que a comunidade bolsonarista continua a apostar na fake news que relaciona o PT e o Lula ao narcotráfico.
Dessa maneira, os grupos de apoio ao presidente Bolsonaro (PL) também criticaram o fato de a imprensa tradicional não ter repercutido o depoimento de Marcos Valério onde acusa o Lula e o PT de terem conexão com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Como se sabe, desde a sua campanha presidencial em 2018, Bolsonaro é contumaz crítico da Rede Globo a qual, apoiado por uma série de perfis do Twitter, acusa de ser comunista e defensora da "ideologia de gênero". Além disso, sempre que pode, o presidente afirma que não vai renovar a concessão da Globo.
Porém, ao contrário do que prega, o governo Bolsonaro repassou verbas do governo federal à Globo, isso se tornou motivo de ironia e críticas dos grupos lulistas, que apontaram a contradição discursiva da extrema direita no Twitter.
Por sua vez, Sergio Moro (União Brasil) abandonou o discurso com tom nacional e adotou a estratégia de focar as suas intervenções públicas sobre questões referentes ao estado do Paraná, pois, especula-se que o ex-juiz pode disputar uma vaga no Senado ou até mesmo o governo estadual.
Foram analisados 498.432 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.
Bolsonarista insistem na fake news que relaciona o PT e Lula com o narcotráfico
Bolsonaro divulgou a distribuição de títulos da terra para agricultores e a comunidade novamente disseminou a tese que o Lula recebe dinheiro do narcotráfico.
Influenciadores cobraram a imprensa por não repercutir o depoimento do Marcos Valério acusando o Lula e o PT de ligação com o PCC.
Novamente circulou a declarações de Hugo Carvajal que faz ilações sobre um suposto financiamento ilegal da esquerda na América Latina.
Lulistas ironizam repasse de verbas do governo Bolsonaro para a Rede Globo
Repercutiu neste agrupamento o aumento de verbas de publicidade para a Globo e uma entrevista do Lula em 1986, na qual ele fala sobre a situação de vida da elite e dos trabalhadores.
Também teve destaque a carestia e a inflação. Lula ainda divulgou que deseja fartura, paz e esperança para o Brasil.
Comunidade pop debocha dos discursos de Bolsonaro
Esta comunidade se posiciona contra Bolsonaro e a favor de Lula de maneira bem-humorada e mobiliza internautas que dialogam com a cultura pop.
Repercutiu um vídeo de um taxista indignado com o valor da gasolina e a carestia foi um dos temas principais do grupo. Também repercutiu o apoio de artistas e influenciadores ao Lula.
Sergio Moro abandona discurso sobre temas nacionais e foca no Paraná
No agrupamento lavajatista o destaque principal foi Sérgio Moro com propostas para o Paraná.
Outros destaques criticam Lula por suposta montagem em foto de sua passagem em Salvador. Mas as principais críticas foram ao Bolsonaro por seu repasse de verbas publicitárias à Globo.
Ciristas destacam paródia de Tom Cavalcante sobre Ciro Gomes
Os principais destaques da comunidade cirista são para peças de sua candidatura na Internet como o Ciro Games.
Destaque para o humorista Tom Cavalcante parodiando Ciro. É também destacado suposto apoio do programa de YouTube Meteoro ao PT e passagem de Ciro por Salvador-BA.