Pesquisa DataFórum desta terça-feira (31) revela que o "prato inquebrável" do Lula viralizou e fez com que o ex-presidente furasse a bolha petista no Twitter.
O prato inquebrável viralizou, pois, o próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou o vídeo em que a modelo Adriana Ferraria tenta por três vezes quebrar uma louça com a foto do líder do petista.
Ao replicar o vídeo, Lula ironiza e afirma que o "importante é encher o prato do povo de comida, não tentar quebrar o meu". Com isso, a rede lulista deixou as demais para trás e obteve 51% das menções.
Entre os grupos bolsonaristas repercutiu a declaração de Bolsonaro (PL) de que "a esquerda defende criminosos" e também a defesa que fez da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde o mandatário relativizou o assassinato de Genivaldo de Jesus Santos.
Os recentes levantamentos do DataFórum também mostram uma tendência de irrelevância dos grupos ciristas e lavajatistas. Na pesquisa desta quarta eles aparecem com apenas 3% e 2%, respectivamente, das menções.
Foram analisados 442.481 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.
Bolsonaro afirma que esquerda defende criminosos
Bolsonaro comandou o grupo com um ataque contra a esquerda ao afirmar que este agrupamento político defende criminosos, mas também divulgou imagens sobrevoando as áreas alagadas de Pernambuco.
Não houve um único assunto dominante, mas o tom foi dado por ataques genéricos ao Lula, às esquerdas e ao processo eleitoral.
Lulistas criticam cachês pagos a cantores sertanejos
O destaque no lulismo foi a polêmica do pagamento de cachês para artistas sertanejos, mas também houve duras críticas às falas de Bolsonaro comentando o caso da “câmara de gás” da PRF, colocando a imprensa como defensora de bandidos.
Também foram criticadas a privatização de uma refinaria no Ceará e gastos com cartão corporativo.
O prato inquebrável de Lula
Lula é inquebrável! Essa comunidade reuniu o ex-Presidente Lula comentando um fato inusitado de um programa de TV, no qual um prato com sua imagem é arremessado ao chão sem quebrar.
O fato de o ex-presidente ter compartilhado o vídeo atraiu vários comentários, junto ao fato de o próprio ex-Presidente ter participado da brincadeira, que o deslocou da comunidade de seus apoiadores costumeiros, fazendo inserir-se em uma comunidade mais ligada à cultura pop.
Ciro Gomes "descasca o abacaxi" dos combustíveis
Ciro Gomes (PDT) continuou a série na qual simbolicamente descasca abacaxis. Dessa vez o destaque trazido pelo presidenciável foi o preço dos combustíveis.
Em sua comunidade houve espaço para críticas a Bolsonaro, mas também a Lula. Compararam o fato de chamarem Bolsonaro de mito ao de os petistas chamarem Lula de pai e Dilma de mãe. Ciro Gomes, rebateu supostas fake news sobre sua candidatura.
Lavajatistas se apoiam na figura de Moro
Moro foi o principal articulador da comunidade lavajatista, que vem decrescendo de tamanho.
Diversos assuntos foram abordados, entre eles a visita de Moro ao Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de SP, a pesquisa Datafolha, que mostra Bolsonaro como candidato mais rejeitado, além da folga do Presidente que custou R$ 783 mil aos cofres públicos.