Pesquisa DataFórum desta segunda-feira (30) revela que a participação do presidente Bolsonaro (PL) na Marcha para Jesus realizada neste sábado (28), em Manaus (AM), mobilizou os grupos bolsonaristas no Twitter, que obtiveram 50% das menções dos dados analisados.
Os grupos bolsonaristas, a partir da participação de Bolsonaro no evento religioso, divulgaram imagens do presidente no meio do povo e centraram o discurso em desacreditar as pesquisas de intenção de votos, principalmente o DataFolha que, em seu levantamento mais recente indica vitória de Lula (PT) no primeiro turno no pleito presidencial deste ano.
Além disso, a base de apoio a Bolsonaro no Twitter divulgou a Marcha para Jesus de Manaus como se fosse um evento de apoio ao presidente. Dessa maneira, bolsonaristas trabalham com o discurso e a ideia do "DataPovo", que este sim revela a real popularidade de Jair Bolsonaro.
Por sua vez, o campo lulista centrou o seu discurso na crítica aos cantores sertanejos que apoiam o presidente Bolsonaro e são críticos à Lei Rouanet, mas que recebem cachês milionários de prefeituras de pequenas cidades ao redor do Brasil.
Os grupos ciristas continuam a focar suas críticas ao ex-presidente Lula e poupar o presidente Bolsonaro, mesma estratégia adotada por Ciro Gomes.
O levantamento também identificou a formação de uma comunidade de cultura pop centrada no discurso anti-Bolsonaro.
Foram analisados 387.811 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.
DataPovo e Bolsonaro popular
A tônica do bolsonarismo foi apresentar o Presidente em meio à multidão na Marcha para Jesus em Manaus.
Circulou neste agrupamento uma imagem supostamente montada por petistas com uma multidão comemorando a vitória do Liverpool, que teria sido modificada com bandeiras do PT. Bolsonaro divulgou apreensão de drogas.
Lulistas criticam cachês recebidos por sertanejos
O destaque da comunidade foram os cachês recebidos por artistas sertanejos, com a divulgação do apoio do BNDES à empresa que gerencia a carreira do Gustavo Lima no valor de R$ 320 milhões.
Lula divulgou peça de vídeo contra armamentos, utilizando massacres em escolas nos EUA como pano de fundo. Também continuou repercutindo o resultado do Datafolha no grupo.
Militância de Ciro Gomes elege PT e Lula como inimigos
Ciristas atacaram Lula e militantes petistas. Insistem que Ciro é o único que tem projeto, enquanto os outros candidatos, à frente dele na disputa, são representantes de uma lógica polarizada.
Postagem do influencer Cardoso teve destaque com a narrativa de que há hipocrisia no lulismo ao falar que quem não vota em Lula é nazista.
Artistas da cultura pop contra Bolsonaro
Comunidade formada por perfis ligados à cultura Pop com forte tendência anti-bolsonarista. Comentaram a série Stranger Things envolvendo o nome de Bolsonaro na trama de forma crítica.
Destaque também para fala de Anitta que, em entrevista, criticou Bolsonaro e relatou que este a usa como escada. A estratégia de Anitta é ignorar seu nome.