DATA FÓRUM

Data Fórum: Lulistas e bolsonaristas travam guerra no twitter para mostrar popularidade

Vídeos mostrando a popularidade dos candidatos ou a impopularidade dos adversários viralizam nas redes entre apoiadores de ambos os lados.

Jair Bolsonaro e Lula com apoiadores.Créditos: Presidência da República / Ricardo Stukert
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O Twitter vem se consolidando como principal palco da batalha eleitoral entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Análise da plataforma de monitoramento digital da Revista Fórum, a Data Fórum, neste domingo (15), revela que os apoiadores do atual presidente adotaram uma abordagem de “mostrar” que o Bolsonaro é popular e que o Lula não. Porém, a narrativa só repercute em seu próprio público.

Em número semelhante, as comunidades pró-Lula mostraram o outro ângulo do vídeo apresentado por Bolsonaro, com populares gritando “fora Bolsonaro” na barraca de pastel da feira.

Já os lavajatistas utilizaram o editorial do Estadão para atacar o Lula e afirmar que ele não é inocente, com destaque para o Moro afirmando que os “erros” não foram dele, mas sim do STF.

Bolsonaristas (azul) - 41%
Bolsonaro atacou países latino-americanos por seus governos serem, segundo ele, comunistas.  Destacou-se a ida de Bolsonaro à feira de importados no DF, com destaque para apoios. Houve críticas ao STF e aos que chamam atos bolsonaristas de antidemocráticos. O ministro Alexandre de Moraes foi criticado por barrar a redução de IPI feita por Bolsonaro. 

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Lulistas (laranja) - 33%
A comunidade lulista deu destaque para a tentativa de Bolsonaro de medir sua popularidade numa feira do DF, onde foi hostilizado. Repercutiu a divulgação pelo Lula do vídeo da inserção do PT para a TV, e também Augusto de Arruda Botelho respondendo ao Moro porque o Lula é inocente e a “lanchaciata” foi ironizada, como um evento só para ricos.

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Progressistas pró-Lula (verde) - 8%
Nesta comunidade foi questionada a insistência de alguns setores em criticar as bebidas do casamento do Lula com a Janja. O apoio do Zeca Pagodinho ao Lula foi defendido, afirmando que o artista, por sua ligação popular, nunca apoiaria Bolsonaro. Em crítica ao Bolsonaro, viralizou um tweet:  “Motoristas de Uber estão desistindo de trabalhar com o aplicativo devido a alta do combustível. Bolsonaro conseguiu desempregar o desempregado.”

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Lavajatistas (vermelho) - 5%
Destacaram editorial do Estadão criticando Lula, inclusive com postagem de Sérgio Moro comentando e compartilhando a coluna de opinião do Jornal. Deltan Dallagnol afirmou que o PT quer censurá-lo, pois entrou com representação contra uma montagem deturpando um vídeo de campanha do Lula. Moro e correligionários afirmam que o sonho do combate à corrupção não morreu. 

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Ciristas (lilás) - 4%
Ciro Gomes atacou o legado de Lula afirmando que a lembrança que temos do governo do petista é de "picanha fake e cerveja choca". Militantes ciristas questionaram por que Ciro tem apenas 6% de intenção de votos e incomoda tanto. Também afirmaram que Rita von Hunty tem argumento semelhante ao do Ciro em relação ao voto no 1º turno.

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Metodologia

O estudo considera dados coletados a partir de termos de busca específicos recolhidos junto à API do Twitter em determinado período. Os dados (todos públicos) são submetidos a algoritmos de clusterização e ranqueamento, tendo como base as relações de retweets entre os usuários. Neste sentido, são formadas comunidades e atribuídos graus de relevância aos atores de rede, obedecendo aos critérios algorítmicos a que os dados foram submetidos.

Nota técnica: A partir de 16 de maio de 2022 passamos a utilizar para as nossas análises uma ferramenta aprimorada de análise de grafo. Além de nos permitir fazer análises com volumes de dados muito maiores, com elementos estéticos melhores, ainda aprimoramos algumas leituras e algoritmos de clusterização e ranqueamento, tornando as métricas ainda mais precisas e os insights mais ricos.