Análise de dados do Twitter deste domingo (24) mostram que os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizaram publicação do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Heleno, sobre pesquisas eleitorais para deslegitimá-las. Segundo o levantamento da plataforma de dados da Revista Fórum, a Data Fórum, a publicação do general foi a segunda mais compartilhada entre os bolsonaristas.
"Por que uma empresa de investimentos, do porte da XP, banca uma pesquisa do tal de Ipespe? Em um país de 149 milhões de eleitores, entrevistou apenas 1000 (um mil), pelo telefone. Vitória estrondosa de Lula (?). E o resultado é divulgado pela imprensa", escreveu Heleno, ignorando que a pesquisa citada é feita de forma presencial e utiliza a estratificação social brasileira com base no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
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De acordo com levantamento, que monitorou 445.922 postagens públicas no Twitter, que fizeram citação aos presidenciáveis, o grupo bolsonarista foi mais uma vez o que obteve maior volume de publicações, sendo responsável por 47% do total. Além do tuíte do general Heleno, os bolsonaristas seguiram na defesa do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e na graça concedida pelo presidente.
Já o grupo dos lulistas foi responsável por 33% das publicações e entre as principais estão as eleições francesas e as manifestações de apoio a Lula nos desfiles das escolas de samba e contrárias a Bolsonaro. As postagens chamam atenção pelo tom descontraído, diferente do raivoso dos bolsonaristas.
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A repercussão do Carnaval com diversos apoios a Lula fez a comunidade lulista se aproximar do grupo que reúne artistas e influencers em geral contrários a Bolsonaro. E formou-se uma comunidade de perfis em torno do desfile da Rosas de Ouro, que trouxe Bolsonaro sendo vacinado por uma drag queen e virando jacaré.
Os ciristas mantiveram o volume de publicações em 4%, com foco em ataques ao ex-presidente Lula, o que mostra uma dificuldade de conseguir alcançar um maior volume de presença na rede social.
Ranking dos perfis mais retuítados
- Jair Bolsonaro
- General Heleno
- Kim D. Paim
- Carla Zambelli
- Lula
- André Porciuncula
- Elisa Brom
- FamíliaDireitaBrasil
- Bia Kicis
- Jane Rotta
Bolsonaristas (verde limão) - 47%
Bolsonaro destacou obras no Nordeste, comemorando a Transposição do Rio São Francisco. O general Heleno arremeteu contra a pesquisa de opinião XP/Ipespe, questionando a metodologia e insinuando que há interesse em promover Lula. A graça concedida ao Daniel Silveira continuou mobilizando a comunidade.
Principal postagem
Lulistas (rosa) - 33%
A comunidade lulista repercutiu a vitória de Macron na França. Em tom bem-humorado, destacou-se uma época de abundância de empregos sob Lula. Manifestações de apoio a Lula no Carnaval, como a da atriz Andreia Beltrão fazendo o L de Lula, obtiveram bom engajamento, assim como a discussão entre Weintraub e Eduardo Bolsonaro.
Ciristas (azul) - 4%
O agrupamento cirista centrou o ataque em Lula e no PT, com tuítes do próprio Ciro, cobrando novamente posicionamento do petista sobre a graça concedida ao deputado Daniel Silveira e afirmando que Lula vai manter a diretoria do BC de Bolsonaro. Houve destaque para a "revelação" dos irmãos Weintraub de que Bolsonaro confidenciou que não achava que Lula era culpado de tudo que era acusado.
Lavajatistas (laranja) - 4%
O lavajatismo destacou o gasto de Bolsonaro com kit robótica. Os ataques ao Lula persistiram, com destaque para João Amoêdo cobrando manifestação do Lula sobre a graça ao Daniel Silveira. O voto nulo foi defendido novamente por membros da comunidade.
Rosas de Ouro (azul marinho) - 4%
Comunidade formada por tuítes versando sobre os desfiles das escolas de samba, com destaque para o personagem da Rosas de Ouro que, ao tomar vacina, se transforma em jacaré, em alusão à fala de Bolsonaro durante a Pandemia.
Metodologia
O estudo considera dados coletados a partir de termos de busca específicos recolhidos junto à API do Twitter em determinado período. Os dados (todos públicos) são submetidos a algoritmos de clusterização e ranqueamento, tendo como base as relações de retweets entre os usuários. Neste sentido, são formadas comunidades e atribuídos graus de relevância aos atores de rede, obedecendo aos critérios algorítmicos a que os dados foram submetidos.