O novo levantamento do DataFórum, divulgado nesta sexta-feira (23), a poucos dias da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente, apenas confirma que o desespero bateu forte nas redes bolsonaristas. A análise e o monitoramento dos grupos de seguidores extremistas do quase ex-presidente revela que o absurdo e abjeto sonho do golpe está cada vez mais enterrado.
Para tentar motivar a militância reacionária, postagens antigas com fake news, como um vídeo tosco com trilha melodramático, em que Bolsonaro aparece fazendo elogios às Forças Armadas e especialmente à Aeronáutico, cuja legenda diz falsamente que a peça seria de campanha eleitoral, mas vetada pelo ministro Alexandre de Moraes, do TSE e do STF, voltaram a circular. Há também uma montagem grotesca em que um suposto jornal dos EUA confirmaria “por peritos forenses que Bolsonaro realmente ganhou a eleição”.
Uma publicação em tom igualmente desesperado feita por Carlos Bolsonaro, o filho mais descontrolado do futuro ex-chefe de Estado, repercutindo uma falsa “notícia” de que o MST quer cargos no Ministério da Defesa, foi um outro exemplo da sanha dos bolsonaristas por tentar manter a mobilização do movimento diante do fim da gestão do líder de extrema direita.
Só que o teatro da persistência e do ânimo caiu por terra com uma publicação feita pelo deputado federal bolsonarista Marcel van Hattem (Novo-RS), que também viralizou nas redes extremistas. Nela o parlamentar admite que seu grupo político “perdeu” todas, inclusive no Congresso, onde tentam a duras penas prejudicar o Brasil votando contra tudo que é proposto pela base aliada de Lula.
Nuvem de tags dos perfis:
Nuvem de tags dos tweets:
As redes progressistas
Do outro lado, nas redes progressistas, o clima é de celebração pelo novo Ministério anunciado pelo presidente eleito. Nomes como o de Silvio Almeida, Anielle Franco, entre outros, bombaram no ciberespaço.
A posse de Lula também ganhou grande destaque, mostrando que a euforia e a ansiedade tomam conta dos setores de oposição ao bolsonarismo, que não veem a hora do pesadelo acabar.
Nuvem de tags dos perfis:
Nuvem de tags dos tweets: