Levantamento DataFórum desta quarta-feira (21) mostra que, na medida em que a posse do presidente eleito Lula (PT) se aproxima, o discurso golpista perde força entre as comunidades da extrema direita no Twitter.
A saída de Michelle e do futuro ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do Palácio do Alvorada comoveu os seus seguidores. Pois, momentos antes de deixarem a residência oficial, o casal entrou em desespero. A futura ex-primeira-dama foi aos prantos e ficou de joelhos nos jardins da Alvorada.
Se entre os perfis da extrema direita o clima é de tristeza e derrota, o mesmo não se pode dizer das comunidades progressistas e de apoio ao presidente eleito Lula (PT).
A festa de posse do presidente eleito Lula foi um dos principais assuntos entre os perfis, que tem mobilizado as redes para compareçam ao Festival do Futuro.
Também foi muito comemorado a aprovação em primeiro turno a PEC da Transição, que garante uma série de benefícios sociais.
A extrema direita obteve 52% das citações no Twitter. Os progressistas, somados a Cultura de rede, tiveram 40% das menções.
Foram analisados 419.095 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Discurso golpista perde força nas comunidades da extrema direita
Na comunidade bolsonarista um dos destaques foi a diplomação da Damares Alves, na qual a Michelle Bolsonaro foi aplaudida e houve vaias para Lula.
Flávio Dino foi criticado pela sua participação no Roda Viva e houve reclamação sobre a aprovação da PEC da Transição e também sobre o aumento de salário para deputados. O choro de Bolsonaro no Palácio da Alvorada comoveu apoiadores.
Progressistas comemoram aprovação da PEC da Transição
Entre os progressistas houve comemoração da aprovação da PEC da Transição e convocação do Presidente para que apoiadores participem da posse. O desastre administrativo do governo Bolsonaro foi criticado e a despedida de Bolsonaro com choro no Alvorada foi motivo de chacota.
Lula foi retratado como estadista por ter recebido ligação de Putin. A renovação da concessão da Rede Globo foi tratada com ironia por apoiadores do Lula.
Cultura de rede
Na comunidade de nativos de rede e cultura pop o anúncio da volta do RDB ao Brasil foi festejado e o fato foi atribuído ao Lula, em tom de brincadeira.
A contagem dos dias para o fim do governo Bolsonaro novamente gerou engajamento e houve sugestão da realização do Enem 2x ao ano.
Liberais
Os liberais, com destaque para o MBL, criticaram o aumento de salário de parlamentares e o final melancólico do governo Bolsonaro foi motivo de piada, com influenciadores criticando o estímulo aos acampamentos golpistas.
O futuro governo Lula também foi alvo de críticas por um suposto desequilíbrio fiscal que poderia acontecer.