TRANSIÇÃO

DataFórum: saúde mental de Bolsonaro é alvo de polêmica e divide opiniões nas redes

Decisão do STF sobre orçamento secreto e Bolsa Família teve forte repercussão entre grupos progressista

DataFórum: saúde mental de Bolsonaro é alvo de polêmica e divide opiniões nas redes.Créditos: Agência Brasil
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (20) mostra que a questão da saúde mental do futuro ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua como um assunto de forte incidência nas redes sociais. 

Comumente discutido entre os grupos da extrema direita, neste levantamento a saúde mental de Bolsonaro se tornou alvo de polêmica nos grupos progressista do Twitter. 

Uma parte dos perfis acreditam que Bolsonaro está fingindo para criar um clímax entre os seus apoiadores; já uma outra parcela trata com desdém e deboche. 

Nas comunidades progressistas a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou o orçamento secreto inconstitucional teve forte repercussão. 

Outra decisão, também do STF, que foi motivo discussões entre os perfis progressistas e de esquerda foi o fato de o ministro Gilmar Mendes retirar o Bolsa Família do Teto de Gastos. 

A comunidade da extrema direita obteve 48% das citações no Twitter. Os progressistas, somados a cultura de rede, tiveram 47% das menções.  

Foram analisados 407.090 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_

 


Extrema direita critica decisão de Gilmar Mendes 

 

Houve muita reclamação sobre a decisão do Gilmar Mendes de retirar o Bolsa Família do teto de gastos e novamente o STF foi retratado como aliado do Lula e que persegue o Bolsonaro. 

A diplomação de bolsonaristas foi comemorada e influenciadores convocaram internautas para manifestarem apoio ao Bolsonaro.

 


Progressistas discutem saúde mental de Bolsonaro 

 

O golpismo foi novamente condenado e houve bastante comemoração sobre a decisão do STF sobre o orçamento secreto e o teto de gastos, decisões que reduziram o poder de barganha de Arthur Lira. 

O estado precário de saúde mental de Bolsonaro foi contestado, com uma internauta afirmando que é um plano de comunicação para tentar humanizar o presidente.

 


Cultura de rede 

 

Nesta comunidade o distúrbio emocional de Bolsonaro foi tratado com chacota, com usuários afirmando que o Presidente nunca desfrutou de um estado de normalidade psíquica. 

A derrubada do orçamento secreto foi comemorada, bem como a retirada do Bolsa Família do limite do teto de gastos. O final do governo Bolsonaro foi festejado, bem como a volta do RDB, que foi atribuída à vitória de Lula.

 


Liberais 

 

Os liberais, com MBL entre eles, tiveram uma reação contraditória em relação ao fim do orçamento secreto, pois lamentaram a perda de poder de Arthur Lira, porém, não se manifestaram favoráveis ao orçamento secreto.

 

 

Temas