Levantamento DataFórum desta quinta-feira (15) mostra que o campo da extrema direita, apesar de ainda sonhar com um golpe de Estado, continua a lamentar a vitória de Lula (PT) e, dessa maneira, espalham toda a sorte de mentiras e teorias conspiratórias sobre o governo eleito.
Outra fake news produzida pelos terroristas bolsonaristas e que ainda continua a circular muito, é sobre uma pessoa que, ao colocar fogo em um carro, teria gritado "Fora, Bolsonaro".
No campo progressista, os ataques terroristas continuam com forte repercussão e, principalmente, a falta de empenho do governo do Distrito Federal em investigar e punir os responsáveis pelos atos de vandalismo que colocaram os moradores de Brasília em pânico.
Outro fato que gerou indignação no campo da esquerda e progressistas, foi o veto do futuro ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Lei Padre Júlio Lancelloti. A partir daí, foi iniciada uma articulação para derrubar tal veto.
A extrema direita obteve 56% das citações no Twitter. A comunidade progressista, por sua vez, teve apenas 33% das menções.
Foram analisados 638.202 tweets a partir das tags: lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Extrema direita ainda lamenta vitória de Lula
A comunidade de extrema direita continua lamentando a vitória do Lula e alimentando esperanças de que sua posse seja impedida de alguma maneira. Houve repercussão de um programa do Tucker Carlson no qual ele fala sobre os “protestos” da extrema direita no Brasil.
Influenciadores reclamaram da indicação de Mercadante para o BNDES, afirmando que fere a Lei das Estatais. O afastamento de um jornalista chamado Pavinatto da Jovem Pan também gerou queixas.
Veto de Bolsonaro à Lei Padre Júlio Lancellotti causa indignação entre progressistas
O veto de Bolsonaro à lei Padre Júlio Lancellotti gerou críticas e muita indignação e repercutiu bastante o fato de membros do clã Bolsonaro e apoiadores próximos terem se tornado réus por ataques às eleições.
A autora do vídeo que viralizou nas redes bolsonaristas, com uma pessoa gritando “fora Bolsonaro”, se manifestou afirmando que ele foi tirado de contexto pelos militantes da extrema direita, para construírem a narrativa de que foram petistas que promoveram o terrorismo.
Liberais
Entre os liberais repercutiu o voto favorável de Eduardo Bolsonaro no projeto de lei que permite a nomeação do Mercadante para o BNDES. Além dele, outros bolsonaristas também foram criticados pelo mesmo motivo.
O governo Bolsonaro foi elogiado por alguns na comunidade. Houve também chacota em relação aos protestos dos “patriotas”, citando como a comemoração de notícias falsas nos acampamentos.