Levantamento DataFórum desta quinta-feira (6) mostra que a forte mobilização pró-Lula se mantém e ocupa a maioria absoluta das menções no Twitter.
O pronunciamento de Simone Tebet (MDB) realizado nesta quarta-feira (6) em declarou apoio à candidatura de Lula (PT) gerou um alto engajamento no Twitter. A fala de Tebet, principalmente os momentos em que ela destaca a Constituição e o candidato petista como alguém pró-democracia reverberaram com muita força.
Ainda sobre declaração de Tebet, outro momento de sua fala que forte repercussão foi quando se dirigiu a Bolsonaro e o classificou como inimigo da democracia e também quando afirmou que o momento atual a impede de ficar neutra na disputa política.
Além da declaração de Simone Tebet, também gerou muito engajamento pró-Lula o apoio do ex-presidente FHC, tucano histórico, à candidatura petista. A comunidade pró-Lula obteve 70% das menções no Twitter.
Por sua vez, a comunidade pró-Bolsonaro adotou uma postura mais defensiva e o candidato Bolsonaro retórica vitimista diante de assuntos como a maçonaria e o quase aborto de seu filho Jair Renan. A comunidade pró-Bolsonaro obteve 24% das citações no Twitter.
Foram analisados 3.118.919 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Comunidade pró-Lula engaja apoios de Simone Tebet e FHC
Os apoios do Fernando Henrique Cardoso e da Simone Tebet ao Lula geram forte engajamento e foram bastante compartilhados na comunidade. O relato de Bolsonaro de que praticaria canibalismo chocou bastante e gerou indignação entre internautas.
Continuou repercutindo bastante a questão da ligação do Bolsonaro com a maçonaria, além da declaração de que ele sugeriu o aborto do Jair Renan.
O vídeo de evangélicos pedindo voto em Lula circulou bastante. O corte de verbas para as universidades foi um dos destaques, bem como a fala preconceituosa do Presidente afirmando que os nordestinos votaram em Lula por causa do analfabetismo.
Bolsonaristas analisam figura de Baphomet
As temáticas são diversas no agrupamento pró-Bolsonaro. Houve quem protestou pela determinação do TSE em proibir reportagem associando Lula ao fechamento de igrejas e outras fake news.
O perfil oficial de Bolsonaro se vitimizou pelos supostos ataques recebidos. Entre os destaques, o perfil do atual presidente investiu na pauta positiva. Uma reportagem da Reuters sobre a imagem manipulada, com a inserção de um quadro de Baphomet atrás de Bolsonaro, também teve grande circulação.
Comunidade de humor mantém crítica a Bolsonaro
Ainda se formou uma comunidade de humor crítico aos dois candidatos. Neste aglomerado, tiradas engraçadas e humorísticas foram os destaques.
Foram várias temáticas, com destaques para temas relacionados à Copa do Mundo. Os dois candidatos recebem menções de teor crítico nos destaques.