Pesquisa DataFórum desta quarta-feira (5) revela que o início do segundo turno presidencial trouxe nova configuração das comunidades de apoio a Lula (PT) e Bolsonaro (PL) no Twitter.
Se antes eram criadas diversas comunidades entre os dois candidatos, agora se formaram dois grandes agrupamentos: um pró-Lula e outro pró-Bolsonaro.
Essa alteração, de acordo com os dados colhidos pelo DataFórum, reflete a nova configuração da disputa presidencial que se dá entre Lula e Bolsonaro. Porém, ainda é cedo para afirmar se é uma mudança de padrão ou episódica.
Maçonaria e rejeição
Os primeiros dias de embate eleitoral no Twitter revelam um clima de profundo acirramento entre os dois campos. No campo pró-Lula verifica-se um predomínio de ações bem humoradas e descontraídas.
Por sua vez, o campo bolsonarista mantém a sua retórica agressiva e continua a associar a imagem de Lula com a criminalidade e caos.
O que também se verifica é que o assunto religião e fé entrou com força nestes primeiros dias. O resgate da proximidade de Bolsonaro com a maçonaria colocou o grupo em torno do presidente da defensiva.
Além disso, o discurso de colocar Boslonaro como um falso cristão teve forte repercussão e predominou as principais discussões na rede. O grupo pró-Lula teve 71% das menções no Twitter. Já o pró-Bolsonaro obteve 22% das citações.
Foram analisados 2.787.154 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.
Comunidade pró-Lula divulga vídeos de Bolsonaro com maçons
Teve um forte impacto a divulgação de vídeos e imagens antigas de Bolsonaro em cultos maçônicos. Os tweets mais relevantes exploram a contradição entre a fé cristã conservadora e o culto maçônico, mas também ironizam o fato disso ter alguma relevância na disputa eleitoral, que deveria ser pautada pela má gestão do governo Bolsonaro, com destaque para a fome e para os mortos pela Covid.
Há diversas publicações que tratam de forma bem humorada, manifestando surpresa com a importância que a questão ganhou, mas também ressaltando que as visitas de Bolsonaro aos templos maçônicos são verídicas, enquanto o discurso de que Lula fechará igrejas é falso.
Também gerou forte engajamento a redução da verba para tratamento de câncer pelo Governo Bolsonaro justo no mês do Outubro Rosa, que conscientiza sobre a questão do câncer de mama. Felipe Neto teve forte engajamento afirmando que a esquerda brasileira não persegue opositores para silenciá-los, ao contrário do que a extrema direita faz, e fez como ele próprio.
Comunidade bolsonarista destaca apoio de governadores
A comunidade pró-Bolsonaro teve destaque nos apoios que o candidato recebeu neste segundo turno. Personagens como Moro, Zema, Rodrigo Garcia, e outros, são os principais destaques desta comunidade. Afirmaram que estão com Bolsonaro principalmente por não cogitarem o voto em Lula.
Outra parte dos destaques foi dada por bolsonaristas eleitos, ou não, mas que são proeminentes nesta comunidade, como é o caso de Carla Zambelli, Sargento Fahur e General Mourão. General Heleno, por outro lado, tenta abrir diálogo com o Nordeste, que é tido como grande responsável pela vantagem de Lula no primeiro turno.
Comunidade de humor mantém crítica a Bolsonaro
A comunidade é centrada no humor e faz referência ao processo eleitoral sem manifestar claro apoio a um candidato ou outro, mas com tendência a ser crítica ao Bolsonaro.
Porém o foco não é influir no processo eleitoral, mas sim a própria brincadeira de rede, inclusive com pegadinhas como o famoso “gemidão do zap”.